Cartão de crédito: veja como escolher a melhor opção para você

O cartão de crédito é uma das formas mais utilizadas de pagamento no mundo. A praticidade de não precisar carregar dinheiro em espécie atrai cada vez mais consumidores.

No entanto, essa facilidade pode ser uma armadilha. O cartão de crédito é a porta de entrada para o endividamento da maioria das pessoas. É preciso ter cuidado ao utilizar um cartão para não se endividar.

Como escolher o melhor cartão de crédito

Ao escolher o melhor cartão é preciso entender suas vantagens e desvantagens. Ele pode oferecer comodidade e segurança, facilitando que o consumidor faça compras online e em lojas físicas. Mas muitas vezes os benefícios podem não ser interessantes para o seu perfil de consumo.

É importante destacar que não existe “o melhor cartão de crédito”. Existe aquele que é o melhor para você, no seu momento de vida atual.

Muitos cartões oferecem programas de recompensa pelo uso, pontos de fidelidade, benefícios como “cashback”, hospedagens e milhas. Na hora de escolher fique atento a quais benefícios fazem mais sentido para você, pensando na vida que você tem hoje e não na que você pretende ter.

De fazer chorar, novo preço da gasolina no Brasil acaba de sair e assusta brasileiros

Cashback

Não adianta ter um cartão que oferece um programa de milhas se você não viaja de avião. Talvez seja mais interessante optar por um que ofereça “cashback” ou algum outro benefício que você utilize ou produtos e descontos que muitas vezes você compra.

Anuidade

Além dos benefícios é importante considerar a anuidade. É verdade que cartões com anuidade estão cada dia mais raros, mas dependendo do pacote de benefícios que a operadora ofereça, vale a pena. É preciso fazer conta.

Taxa de juros

Outro fator relevante é a taxa de juros cobrada em caso de atraso no pagamento da fatura. O ideal, é claro, é nunca atrasar os pagamentos, mas se você corre o risco de ter que recorrer ao crédito rotativo ou ao parcelamento da fatura é bom ter em mente quanto isso vai te custar.

Contrato

É importante também ficar atento ao contrato, pois há operadoras que impõe taxas abusivas e a impossibilidade de cancelamento sem o pagamento de multa.

Desconto na antecipação de pagamentos

Existem opções de cartão que oferecem desconto na antecipação de pagamento de compras parceladas. Esse recurso pode ser muito interessante quando se pretende fazer uma compra à vista e o vendedor não oferece desconto ou o desconto não vale a pena. Neste caso, tendo em mente qual o desconto que o cartão te daria para a antecipação das parcelas, pode valer a pena parcelar a compra e fazer a antecipação diretamente com a operadora do cartão.

Reputação

É preciso também ficar atento a reputação da operadora de crédito. Pesquisar sobre seu histórico positivo e a facilidade de contato ou mesmo de bloqueio e desbloqueio do cartão em caso de algum incidente.

Controle de gastos

O cartão também pode ser um grande aliado no controle de gastos. Juntar todas as despesas do mês e fazer um único pagamento no mês pode ajudar a ter uma visão mais organizada dos gastos e com o que se está gastando mais ou menos. Essa visão pode ser uma grande aliada na hora de uma necessidade de reequilíbrio do orçamento.

Cartão para negativados

Há ainda a possibilidade de obtenção de cartão de crédito por pessoas negativadas. Esse instrumento pode ser um aliado poderoso para sair de uma reputação negativa com os órgãos de proteção de crédito mais rapidamente, além de possibilitar o parcelamento de dívidas em busca do reequilíbrio financeiro. Esse tipo de cartão possui particularidades que precisam ser tratas a parte. Mas não ignore essa modalidade no seu planejamento financeiro, pode ser muito vantajoso.

O cartão de crédito é e ainda vai continuar sendo por um bom tempo um instrumento financeiro poderoso. Se fará bem ou mal para sua vida financeira vai depender de como você o utiliza.

Leia agora: IMPOSTO DE RENDA 2023: Declaração começa NESTA SEMANA; veja o prazo final

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.