O que é cashback e como ganhar dinheiro com ele?
Já pensou usar o cartão de crédito e no final ainda poder ganhar dinheiro com aquela compra? É isso o que oferece o cashback, um sistema criado para quem quer de volta, seja em pontos, como em dinheiro, o valor que foi gasto durante uma compra.
A palavra “cashback” vem do inglês e significa, literalmente, “dinheiro de volta”. Apesar do nome em inglês, o funcionamento é simples: o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto.
Esse serviço se popularizou e cresceu muito nos últimos anos. Com isso, novos sites e empresas surgiram no mercado, despertando a curiosidade de muitos consumidores, é claro.
Como funciona o cashback?
Para o consumidor, o cashback funciona de maneira bem simples. Basta ele se inscreve em um programa, que normalmente tem parceria com outras empresas.
A seguir, ele entra em um site de compras e coloca os itens desejados no carrinho e ativar o dinheiro de volta, feito por meio de soluções como aplicativos, navegadores ou extensões.
A loja tem um prazo para avisar ao intermediário sobre a compra e, após um período, ele fica disponível para recolhimento.
Interessante disso tudo é que, alguns programas oferecem dinheiro, outros incluem um crédito para reutilização.
No primeiro caso, o valor pode ser resgatado diretamente para a conta corrente do banco à escolha do usuário e pode ter um valor mínimo para saque.
No segundo, o saldo disponível funciona como uma criptomoeda, que pode ser reaplicada em situações específicas.
Em outras palavras, as regras para cashback são variáveis. Por isso, é recomendada a leitura dos termos de cada programa para garantir que não haverá nenhuma surpresa.
Outro elemento que varia é a presença do intermediário. Alguns bancos realizam a ação sem a existência do facilitador.
Assim, basta fazer compras nos estabelecimentos parceiros da instituição financeira para conseguir o retorno.
Aplicativos para ganhar cashback
Para facilitar o recebimento de cashback, os intermediários criam aplicativos que auxiliam no descobrimento de promoções e ativam o processo.
No entanto, tais ações também podem ser realizadas manualmente por meio de sites. A seguir, saiba quais são os mais utilizados aplicativos para receber dinheiro de volta.
Méliuz
Maior empresa de cashback do Brasil, a Méliuz tem mais de 1.600 empresas parceiras, que vão de lojas virtuais a estabelecimentos físicos.
Para realizar a ativação pelo aplicativo, basta buscar a loja desejada no mecanismo de buscas ou no catálogo disponibilizado na interface.
PicPay
O PicPay apresenta um modelo diferenciado de cashback. Essa aplicação permite o recebimento de dinheiro de volta até mesmo entre pessoas físicas. Ou seja, negociações entre consumidores estão aptas a receber o benefício.
O app permite o pagamento e parcelamento de boletos, transferências bancárias, compras em estabelecimentos, jogos online, crédito para celular e transporte, entre outros processos.
Ame Digital
Na corrida dos programas de cashback, o Ame Digital chegou com tudo. Para utilizá-lo é preciso, necessariamente, baixar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS.
Isso porque ele funciona no sistema de QR Code, o que proporciona o benefício de economizar nas taxas de transferência de TED e DOC.
É importante frisar que, nesse modelo, não há a possibilidade de transferir o saldo diretamente para uma conta corrente.