Moro é terceiro nas eleições, mas distante do segundo turno
Mais uma vez, o presidenciável Sérgio Moro, do Podemos, se consolida em terceiro lugar na corrida eleitoral. Contudo, agora os dados são da Quaest. Liderando a corrida ficou Lula, seguido por Bolsonaro. A pesquisa ainda mostrou que a reprovação do atual governo caiu, e que o país pode rumar a um cenário de maior polarização.
Na pesquisa da Quaest, Moro tomou o lugar de Ciro Gomes, que agora aparece em 4° lugar. A pesquisa entrevistou 2.037 pessoas entre os dias 2 e 5 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Desbancou Ciro, mas segue longe do segundo turno
A pesquisa da Quaest mostrou que Sérgio Moro segue longe do segundo turno, mesmo que tenha ultrapassado os votos de Ciro Gomes. Além disso, a pesquisa mostra Lula com mais votos que todos os outros candidatos juntos, mantendo o favoritismo do petista, que também aparece em todas as pesquisas até agora.
Quando perguntados sobre a intenção de voto, 47% das pessoas disseram que votarão em Lula. Seguindo, 24% confirmaram voto em Bolsonaro; 11% em Sérgio Moro e 7% em Ciro Gomes. Os brancos e nulos somaram 7%, enquanto os indecisos somaram 4%. Apesar disso, a pesquisa montou diferentes cenários. Mesmo com isso, Moro segue em terceiro lugar em todos os cenários estudados.
No cenário em que a pesquisa colocou Felipe D’Ávila (Novo), João Doria (PSDB) e Rodrigo Pacheco (PSD), Moro ficou em 10% das intenções de voto, atrás novamente de Lula (46%) e Bolsonaro (23%). O resultado dos outros três candidatos foi irrisório, com o presidenciável do Novo com 1% dos votos, assim como Rodrigo Pacheco. Doria ficou com 2% dos votos. Ciro Gomes, 5%. Ainda, em um cenário sem Sérgio Moro, Ciro Gomes não se destacou.
Tirando o candidato do Podemos, Lula ficou com 48% dos votos, à frente de Bolsonaro com 27%. Em terceiro, Ciro Gomes apareceria com 8% contra 2% de Pacheco. Trocando Pacheco por Dória, Lula teria 47%, Bolsonaro 27%, Ciro 7% e Doria 5%. Dessa forma, Moro, em todos os cenários que entra, é o favorito para representar a terceira via, de fato. O candidato tem brigas explícitas com Lula e Bolsonaro, o que atrai os olhares de quem não gosta dos dois favoritos, até agora.
Porque é importante Sérgio Moro?
A pesquisa mostra que a presença de Sérgio Moro é importante no pleito, pois retira votos tanto de Bolsonaro quanto de Lula, mesmo que pouco. O que chama a atenção é ele ganhar, de forma relevante, de outros candidatos da terceira via, como Ciro Gomes e João Dória.
Moro está em campanha política e viaja o Brasil para montar uma equipe forte e uma base de apoiadores. Apesar disso, ele ainda está muito distante de conseguir um segundo turno, que até agora mostra Lula e Bolsonaro disparados numa disputa entre os dois polos da política nacional.
A pesquisa ainda mostra que a rejeição a Bolsonaro caiu. Na pesquisa anterior, 56% dos entrevistados reprovavam o o atual governo. Agora, o percentual ficou em 50%. Apesar disso, é uma rejeição bastante considerável.
A Genial/Quaest é uma empresa de inteligência de dados que faz análise das redes sociais e busca pesquisas de opinião com diversos eleitores.