InícioFinanças PessoaisPagamento por aproximação: como funciona?

Pagamento por aproximação: como funciona?

Recentemente a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços aumentou para R $200,00 o limite das compras realizadas com pagamento por aproximação. Essa tecnologia é nova no Brasil e ainda está em processo de implantação. A novidade apresenta alguns benefícios e já está disponível em uma série de cartões.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Essa tecnologia já existe no mercado há algum tempo. Você pode ter feito uso desta prática quando passou o passe de transporte em um ônibus, por exemplo. Para que os pagamentos sejam efetuados é necessário que o dispositivo esteja a uma distância entre 4 e 10 centímetros da máquina.

Não é possível ativar o pagamento por aproximação em um cartão que não esteja preparado para essa tecnologia. Sendo assim, caso queira fazer uso desta é necessário pedir um novo cartão para o seu banco.

No caso de cartões de débito e crédito basta aproximar o cartão da maquininha e o pagamento será feito. Por isso, caso tenha visto alguém realizar este ato no mercado, a pessoa estava usando o pagamento por aproximação.

No Brasil a forma de pagamento mais utilizada ainda é o dinheiro. Algumas limitações impedem que o pagamento por aproximação seja altamente difundido. No entanto, essa tecnologia ainda encontra muito espaço para crescer devido às suas vantagens.

É possível fazer pagamentos por aproximação utilizando cartões, celulares e pulseiras inteligentes. Por isso, é necessário consultar a sua agência sobre a disponibilidade destes serviços.

Como solicitar um?

Para os clientes Nubank o cartão já possui a tecnologia de pagamento por aproximação. Para ativar esta basta acessar configurações, escolher “Configurar cartão” e habilitar o serviço.

Quem possui conta no Santander pode fazer o pedido deste cartão. Para isso basta entrar em contato com a sua agência e pedir pelo Santander Pass. Este é o nome que leva o cartão com pagamento por aproximação.

Com o Banco do Brasil é possível realizar esses pagamentos utilizando o celular! Para ativar clique na aba “Mais aplicativos” e em seguida “NFC”. O serviço está disponível apenas para Android.

Outros bancos como o Itaú, pedem que o cliente entre em contato caso queira este serviço. Por isso, caso tenha interesse não perca o seu tempo.

Vantagens e Desvantagens

Uma desvantagem que vêm à tona em pagamentos por aproximação é o limite. Atualmente o limite está em R $200,00 o que significa que não se pode efetuar compras muito grandes.

É provável que com o passar do tempo o limite aumente ainda mais. Já que esta pode ser um meio para difundir e trazer mais adeptos a essa tecnologia. No entanto, atualmente o limite persiste.

Dentre as vantagens estão a praticidade e agilidade. Devido não haver necessidade de se inserir senha as compras ficam mais rápidas e o pagamento é quase instantâneo.

Outro ponto positivo a ser realçado é a falta de contato. Principalmente no momento que estamos na pandemia do novo coronavírus, a possibilidade de fazer pagamentos sem encostar em maquininhas ou dinheiro é excelente.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS