Connect with us

Economia

Imposto de Renda: como declarar investimentos estrangeiros?

Publicado

on

O prazo de declaração do imposto de renda está acabando. Isso porque os declarantes tem até o dia 31 de maio para enviar as informações à Receita Federal. E um dos momentos mais tensos dessa jornada é declarar os investimentos que não estão em corretoras brasileiras. Isso porque essa tarefa pode dar medo em muitas pessoas.

Contudo, como quase tudo no imposto de renda, declarar investimentos estrangeiros é algo bastante simples e você verá passo a passo nesse texto. Vale lembrar que é preciso ter todos os dados em mãos e, com isso, fazer a declaração com atenção.

Declarar investimentos estrangeiros?

Os investimentos fora do Brasil acontecem há anos. Contudo, com um cenário de instabilidade na bolsa brasileira do ano passado, muitos investidores começaram a comprar ativos diretamente nos Estados Unidos. Contudo, agora é hora de informar isso no seu imposto de renda, já que a Receia Federal considera isso um bem.

Além disso, o investimento no exterior tem alguns fatores que precisam de cuidado. Isso porque, no seu imposto de renda, é preciso informar a cotação da moeda americana, por exemplo, no dia em que você investiu no mercado externo. Além disso, dados das instituições financeiras também precisam entrar, algo que não acontece com corretoras brasileiras, por exemplo.

publicidade

Contudo, é bastante simples declarar os seus investimentos. Isso serve para quem tem conta na Avenue ou ainda, investe através dos fundos de investimentos da Nomad, a conta digital mais usada pelos brasileiros. Além disso, existem outras plataformas exclusivamente americanas, o que pode não ser uma excelente ideia, dado que o atendimento não será em português e, além disso, você pode não ter ajuda na hora de declarar o seu imposto de renda.

Foto: Reprodução

Como declarar no imposto de renda?

Para declarar os investimentos estrangeiros no seu imposto de renda desse ano, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes que surgem durante o processo. Contudo, algumas coisas são como qualquer outro investimento. Por exemplo, todo investimento estrangeiro deve ser declarado na aba Bens e Direitos, juntamente com outros investimentos.

Após entrar nessa aba, você selecionará o campo ” 99 – Outras aplicações e investimentos”. Após isso, no país, selecione o endereço da corretora onde investe. Aqui, a grande maioria dos brasileiros deve colocar “Estados Unidos”. O valor dos investimentos deve ser feito com o câmbio no dia da compra. Além disso, no campo “Discriminação”, você deve colocar o nome da empresa, número da conta e o nome do investimento. Ainda, em “situação”, você deve informar o valor do dia 31/12 com a cotação dessa data.

Além disso, na parte do “nome do investimento”, é preciso informar se o ativo se trata de uma renda fixa ou renda variável. Ainda, é bom informar quantas cotas você tem, além de colocar o preço médio de aquisição desses produtos.

publicidade

Por conta disso, declarar investimentos estrangeiros é bastante simples e não demanda muito tempo no seu imposto de renda. Vale lembrar que, para casos específicos, é sempre bom falar com um profissional certificado.

O post Imposto de Renda: como declarar investimentos estrangeiros? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.