Connect with us

Direitos do Trabalhador

FGTS em processamento: O que isso significa no aplicativo oficial?

Publicado

on

Nesta semana, novos grupos de trabalhadores poderão receber o depósito extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo informações oficiais, no próximo dia 11 de maio, será a vez das pessoas que nasceram em abril. Os depósitos acontecem sempre em um intervalo de sete a dez dias.

Para saber se existe algum saldo disponível, o cidadão precisa abrir o aplicativo do próprio FGTS, que está disponível para download em dispositivos Android ou mesmo iOS. Por lá, alguns usuários afirmam que estão recebendo uma mensagem que diz: “O processamento do seu saque será iniciado em breve”.

Afinal de contas, o que significa a notificação? Segundo a Caixa Econômica Federal, a mensagem apenas indica que a liberação do seu FGTS já foi autorizada, isto é, a quantia existe e o cidadão receberá o montante. Agora, resta esperar até que a data da sua liberação chegue para conseguir pegar o dinheiro.

Para saber a data exata do depósito, basta se basear no mês do seu nascimento. Pessoas que nasceram em janeiro, fevereiro e março já receberam o dinheiro em datas anteriores. Os indivíduos que fazem parte desses grupos podem movimentar o saldo através do Caixa Tem. Geralmente, não é necessário realizar a solicitação.

publicidade

Além disso, vale lembrar que nenhum trabalhador é obrigado a movimentar o dinheiro do FGTS. Caso ele não precise do dinheiro no momento, ele tem a opção de solicitar o não recebimento do saldo. Além disso, ele também pode simplesmente não movimentar a quantia até o próximo dia 15 de dezembro. Depois deste prazo, o dinheiro volta para o Fundo de Garantia.

Quando a solicitação é necessária

Segundo informações da própria Caixa Econômica Federal, a maioria dos 42 milhões de trabalhadores que possuem o direito de receber o FGTS extraordinário, não precisa realizar a solicitação, isto é, o dinheiro é depositado automaticamente na conta.

Entretanto, há casos específicos em que a solicitação se faz necessária. Para saber em qual grupo se encaixa, o cidadão pode abrir o próprio app do FGTS para consultar se precisa solicitar o saldo ou não.

De acordo com a Caixa, pessoas que solicitaram o não recebimento do benefício em anos anteriores, podem ter que solicitar o saldo agora. O banco explica que o sistema pode entender que o cidadão segue sem querer receber o saldo.

Nova fase do FGTS

Antes de mais nada, desde o início deste ano, o Governo Federal vem anunciando uma série de mudanças no FGTS. No final da última semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que abriu caminho para um novo uso do dinheiro por mulheres.

publicidade

A nova regra permite que mães em situação de vulnerabilidade social possam usar o saldo para pagar mensalidades de creches para os seus filhos, quando eles não puderem frequentar creches públicas por falta de vagas.

Ademais, as mulheres também poderão usar o dinheiro para pagar cursos profissionalizantes. O Governo afirma que o objetivo é justamente facilitar o acesso das mães ao mercado de trabalho neste momento.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.