Ibovespa recupera perdas, mas segue no negativo

Na semana que o mercado viu a estreia do touro de ouro da B3, o índice parece que quis ironizar a chegada do novo mascote. Isso porque os rendimentos que o Ibovespa conseguiu na primeira quinzena de novembro viraram nada. Hoje, apenas um “voo de galinha” para recuperar parte das perdas. Por isso, o índice fechou em 0,59% de alta.

Apesar disso, o mercado continua de olho no risco fiscal do Brasil. Ainda, com um dia sem emoções e notícias, o Ibovespa apenas seguiu seu rumo.

O que foi relevante hoje no Ibovespa?

Basicamente, não tivemos noticiário forte. Com isso, o Ibovespa operou em tendência de correção das quedas que apresentou nos dias anteriores. Com isso, o Ibovespa fecha a semana com queda de 3,10%, somando amargos 13,31% de queda no ano de 2021.

Essa queda vem em meio a declarações do presidente Jair Bolsonaro. Nessa semana, ele afirmou que com a PEC dos precatórios aprovada, o Governo Federal daria reajuste a todos os servidores públicos. O mercado não viu isso como uma boa notícia, dado que as contas do governo já estão bem ruins. Além disso, o Auxílio Brasil e seu pagamento ainda rondam o pensamento dos investidores, que acreditam que o governo deu fim a um curto período de 5 anos de austeridade fiscal. Ou pelo menos uma tentativa dela.

Por outro lado, os títulos da dívida americana, algo como se fosse o Tesouro Direto deles, começou a render mais. Como os títulos deles são mais seguros que os brasileiros, os investidores se mandam para o país para investir seu dinheiro lá. E essa debandada demanda venda de ações aqui, o que faz os preços caírem.

Ibovespa
SOPA Images/GettyImages

E lá fora?

Falando de bolsa de valores, tudo nas mil maravilhas. Falando de realidade, nem tudo são flores. Isso porque a bolsa americana subiu mais ainda, mas a Europa entrou em lockdown temendo uma quinta onda da covid-19. A pandemia, que estaria terminando, parece começar a ganhar força.

Mas especificamente hoje, as bolsas americanas operaram em baixa. Nasdaq, porém, em alta de 0,40%, S&P 500 caiu 0,14%, o que é uma lateralidade, enquanto Dow Jones caiu mais, 0,75%. Apesar disso, as bolsas de lá estão em patamares recordes para as cotações históricas. Com o fechamento dessa semana, Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones fincaram 26,45%, 26,95% e 17,79% de rentabilidade no ano. Nada mal para quem compara com o Ibovespa.

Na Europa, porém, os casos de covid preocupam. Por lá, a semana foi de recorde no número de casos desde o início da pandemia. Com isso, Áustria, Alemanha e outros países implementaram o fechamento das atividades, a volta ao trabalho remoto e novas medidas restritivas. Especialistas dizem que a vacinação antecipada fez com que a imunidade das pessoas caísse, o que aumenta os casos. Isso levanta a certeza de que a vacina da covid será como a da gripe: com revacinação anual.

Além disso, remédios contra a doença, como os fabricados pela Pfizer (PFIZ34), serão mais uma arma na luta contra a doença. Apesar disso, ainda é cedo para analisar qual será o futuro da Europa em relação à pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.