Ibovespa: índice cai pelo terceiro dia seguido
Pela terceira vez consecutiva o Ibovespa operou em queda. Hoje, o tombo foi de 1,4% e o touro de ouro da B3 ainda não está dando sorte. A queda de hoje vem em consonância com a PEC dos precatórios no Senado e reflete as falas do presidente Bolsonaro com um reajuste ao funcionalismo público.
Além disso, no cenário externo, o dia foi de realizações, com as bolsas americanas caindo junto com o Brasil. Apesar disso, enquanto nos EUA o mercado está em viés de alta, por aqui temos o conhecido “bear market”, ou seja, viés de baixa.
O que a PEC tem a ver com o Ibovespa?
A PEC dos precatórios está em tramitação no Senado e deve ser votado em breve. Apesar disso, ainda não se sabe se vai, de fato, passar, mas acredita-se que sim. Com isso, o Legislativo vai reiterar o furo do teto de gastos, o que também preocupa. Adicionando gasolina ao fogo, Bolsonaro disse que, se a PEC for aprovada, ele vai aumentar o salário dos servidores públicos.
Os senadores calculam que, hoje, a PEC tem 35 votos contrários. Com isso, analistas já estão prevendo uma votação apertada também para o Senado. Isso quer dizer que ainda há a possibilidade de uma instabilidade política, além do fim da austeridade fiscal do Brasil. Com isso, as negociações nos bastidores e os rumores do projeto tomam conta do mercado financeiro, que ainda espera uma definição da pauta.
Além disso, Bolsonaro voltou a afirmar que vai dar ajuste salarial para servidores públicos caso o Senado aprove a PEC. Dessa forma, o IFI calcula que a cada 1% de reajuste, o governo terá de R$3 bilhões a R$4 bilhões a mais de folha de pagamento. Com isso, o governo passa a gastar cada vez mais, e o mercado não gosta disso.
Com esse noticiário, os investidores internacionais buscam sair do país, ainda mais que os títulos americanos estão pagando mais, com a alta da inflação por lá. Dessa forma, o Ibovespa já perdeu mais de 13% no ano, sendo uma das piores quedas anuais do índice em anos.
Os destaques de hoje
Com a bolsa brasileira fechando em queda, os olhares vão para as bolsas americanas, dado que o mercado de lá está bem descolado do Ibovespa. Apesar disso, o investidor também não gostou do que viu. Depois de renovar as máximas ontem, hoje os três índices sofreram baixas que representam a correção. Ou seja, investidores realizando seus lucros.
Dessa forma, Nasdaq operou em queda de 0,33%, enquanto o S&P 500 operou em baixa de 0,26%. O Dow Jones caiu um pouco mais, fechando em -0,58%.
Na parte das ações brasileiras, Méliuz operou em alta, mesmo após relatar prejuízo. O ativo liderou as altas, fechando em 4,49%. Em segundo lugar, RADL3 subiu 1,34%, enquanto ALPA4 subiu 1,28%. Na parte das quedas, os horrores foram maiores, com LWSA3 caindo mais de 9%. Em segundo lugar, Banco Inter caiu 7,32%, enquanto Eletrobrás caiu 6,62%.