Connect with us

Investimentos

Ibovespa fecha em alta e encosta nos 107 mil pontos

Publicado

on

Em sessão marcada pelo varejo positivo no Brasil, o Ibovespa contrariou o mercado internacional e operou em alta de 1,33% no pregão dessa sexta-feira, 14. A alta do índice veio por conta das grandes empresas, principalmente as ligadas ao setor bancário. Já nos Estados Unidos, o noticiário não teve fortes emoções, o que deixou as bolsas americanas de lado novamente.

O destaque do dia ficou para Banco Inter, que liderou as altas, subindo 7,91%. Em seguida, BRMalls subiu 7%, seguida por Banco Pan, que subiu 6,13%. Por outro lado, as maiores baixas foram de Locaweb, que caiu 4,11%, enquanto Positivo e Alpargatas caíram 3,86% e 3,31%, respectivamente.

Ibovespa otimista

O Ibovespa fechou a semana com o melhor resultado semanal desde março de 2021. Segundo analistas, a indecisão na economia americana ajuda a bolsa brasileira, que já está descontada, por causa das quedas do ano passado. Apesar disso, a alta não reflete que a economia está se recuperado. Pelo contrário. O Boletim Focus ainda mostra valores amargos ao Brasil.

Além disso, economistas levantam a possibilidade de novas restrições. Com a pandemia aumentando os casos no mundo todo, agora é esperado que a variante chegue com mais força no Brasil. Dessa forma, as cadeias de produção podem ser afetadas, o que também prejudicaria o Ibovespa. Apesar disso, há uma sinalização do governo no combate ao coronavírus. Hoje, o Ministério da Saúde informou a chegada das vacinas infantis, que devem impulsionar novas campanhas de imunização por aqui.

publicidade

Com isso, os juros futuros subiram no mercado hoje. O DI de janeiro de 2023 fechou a sessão em 11,95%, enquanto os contratos de janeiro de 2025 fecharam em 11,26%. Por outro lado, a alta das expectativas dos juros vêm em um momento de alta inflacionário, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. E por lá,  dia de hoje não refletiu em nada o resultado do ano passado.

Foto: Reuters

Lá fora, investidores estão desanimados

Apesar de as bolsas americanas apresentarem altas enormes no ano passado, fechando acima dos 20% no ano, em 2022 os investidores estão tomando um banho de água fria. Isso porque as bolsas acumulam perdas nas duas primeiras semanas de pregão, refletindo a preocupação com a alta dos juros americanos. Ao contrário delas, em 2021 o Ibovespa caiu, mas segue subindo em 2022.

Hoje, o índice Nasdaq operou em leve alta de 0,59%. Contudo, o S&P 500, que representa as 500 maiores empresas americanas, fechou de lado, subindo leves 0082%. Por outro lado, o Dow Jones caiu 0,56%, o que mostra um descolamento dos seus pares por lá.

Ainda, o dólar operou em mais uma sessão de queda. A moeda americana caiu 0,29% hoje, fechando em R$5,51 na compra e na venda. Desde o início de 2022, o preço do dólar caiu 2,35%, principalmente motivado pela maior busca de investidores internacionais no Brasil.

Finalizando a semana, o Bitcoin operou em alta desde o dia 10 de janeiro. Apesar de estar longe de seus melhores dias, a criptomoeda fechou a semana em 1,45% de alta. Ao contrário da criptomoeda mais famosa, o Ethereum pode dizer que brilhou na semana. A alta desde o dia 10 somou 3,38%.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.