Connect with us

Economia

Hawkish e dovish: entenda as posturas de um banco central

Publicado

on

Os bancos centrais ao redor do mundo adotam de alguns meios para exercer a política monetária do país, sendo o principal meio a taxa de juros. O aumento e diminuição da taxa de juros representam a principal forma de exercer controle sobre a inflação de um determinado país.

Os desdobramentos da taxa de juros assumem funções e finalidades distintas no mercado financeiro. Devido a sua importância, a economia trata tais desdobramentos de forma separada, analisando a postura hawkish e dovish dos bancos centrais. O tipo de postura adotada por um banco central é fundamental para entender o contexto atual da economia.

O que é a postura dovish?

O termo dovish é uma referência a palavra “dove” que, em português, significa “pomba”. Quando um banco central adota essa postura, ele passa a reduzir a taxa de juros ou, ao menos, mantê-la em um patamar baixo.

Nesse sentido, a política dovish torna o acesso ao crédito mais fácil, dado que a taxa de juros mais barata, o que estimula a busca por financiamento e outras modalidades. É uma política monetária expansionista, que busca aumentar a atividade econômica do país e pode fazer com que a inflação se eleve devido ao aumento da oferta.

publicidade

O que é a postura hawkish?

Por outro lado, a palavra hawkish, uma referência a palavra “hawk”, que em português significa “falcão”, segue um comportamento contrário à postura dovish. Isso se deve ao fato do Banco Central aumentar a taxa de juros do país ou, então, tende a realizar sua manutenção em patamares mais altos.

Dessa forma, com a redução da taxa de juros, a postura hawkish gera um efeito de redução das linhas de crédito, dado que o custo para se obter linhas de financiamento se tornam mais caras. Como há menos oferta de dinheiro no mercado, a inflação passa a reduzir. 

Sendo assim, se trata de uma política contracionista e traz, em paralelo, a possibilidade de efeitos negativos para o desenvolvimento do país, dado que afeta o consumo, a produção e a geração de empregos.

Impactos na economia

Estes termos vêm do mercado financeiro norte-americano, aparecendo com bastante frequência nos relatórios do Federal Reserve System (FED), órgão equivalente ao Banco Central Brasileiro.

Algo importante a ser observado é que a política monetária de alguns países influenciam bastante na política monetária de outros. Por exemplo, se o FED, nos Estados Unidos, passa a adotar uma postura hawkish em um momento em que a taxa Selic brasileira estiver baixa, investidores tendem a retirar os recursos do Brasil em direção aos EUA.

publicidade

Isso se deve ao fato de ser muito mais seguro alocar investir dinheiro nos Estados Unidos do que no Brasil. Por outro lado, caso os norte-americanos adotem uma postura dovish em um momento em que o Bacen brasileiro adote uma postura hawkish, é mais interessante investir no mercado brasileiro, dado que a remuneração sobre o capital passa a ser mais alta.

Entender o funcionamento das posturas hawkish e dovish dos bancos centrais é de fundamental importância, dado que afeta diretamente a rentabilidade de investimentos, assim como o desempenho econômico de um país. O aumento e redução da taxa de juros exercem um papel muito sensível sobre a população.

O post Hawkish e dovish: entenda as posturas de um banco central apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy