Connect with us

Economia

Afinal, os Estados Unidos estão em recessão? Entenda!

Publicado

on

Entrar em uma recessão econômica pode ser um dos maiores problemas para um país. Isso porque é um sinal evidente de que as coisas não vão bem na economia e, principalmente, na vida das pessoas. Nesses cenários, o desemprego é alto e a geração de empregos também. E nesse ano, o mercado financeiro vê os Estados Unidos nessa situação. Mas será mesmo?

Para responder à pergunta, vamos abordar os dados da economia americana e dizer o que os principais especialistas estão falando do assunto. Vale lembrar que não são apenas os Estados Unidos estão nessa situação, dado que a Europa também sofre com isso nesse momento.

O que é uma recessão econômica?

A classificação de recessão econômica varia de país para país. No caso do Brasil, uma recessão técnica é quando a variação trimestral do PIB é negativa por dois trimestres consecutivos. Nos Estados Unidos, porém, as métricas usadas são outras. Por isso, essa diferença vem causando confusão no mercado brasileiro.

Isso porque analistas dizem que os Estados Unidos ainda não estão em recessão, o que deve acontecer em breve. Isso porque, apesar das quedas no PIB, o país está com o mercado de trabalho forte, operando com um desemprego de 3,6%, apenas. No Brasil, a taxa fica em torno de 9,5%. Dessa forma, nem mesmo o aumento de juros por parte do FED foi capaz de fazer a economia afundar, mas especialistas dizem que é apenas questão de tempo.

publicidade

Isso porque a alta dos juros vai levar a economia americana à desaceleração forte. O chamado hard landing (pouso radical) é temido por muitos economistas, dado que pode colapsar a economia americana até, pelo menos, o fim de 2023. Dessa forma, quando a recessão chegar nos Estados Unidos, podemos esperar um cenário duradouro.

(Imagem: Pixabay).

Como isso afeta a sua vida?

Mesmo que a recessão nos Estados Unidos pareça algo distante e totalmente fora da sua realidade, a verdade é que essa notícia atrapalha, e muito, as atividades por aqui. Isso porque a economia americana é a maior do mundo, além de o país ser um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. Com isso, muitos empregos diretos e indiretos ficam ameaçados.

Com os Estados Unidos em recessão, as exportações tendem a cair, bem como o preço das commoditiesDessa forma, quem trabalha no setor pode ver seu emprego ir embora. Com isso, essas pessoas ficam com menor poder de compra, e acabam afetando os mercados de bairro e pequenos negócios. Os donos dessas empresas, por sua vez, veem as vendas caírem e há uma diminuição nos lucros. De modo geral, uma recessão americana afeta o mundo todo, principalmente os países emergentes, de forma a aumentar o desemprego e enfraquecer as economias locais.

Por conta disso, é preciso ficar de olho na economia americana para entender como ela se comportará nos próximos meses. Analistas acreditam na recessão ainda nesse ano, mas outros não descartam que isso aconteça apenas no ano que vem. De qualquer forma, a recessão nos Estados Unidos é uma certeza para muitas pessoas, mudando apenas o quando isso irá acontecer.

publicidade

O post Afinal, os Estados Unidos estão em recessão? Entenda! apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy