FIAgro: a oportunidade de investir no mercado agro
Você já deve saber que o Brasil é um dos maiores mercados agrícolas. Mas se você parar para pensar, existem poucas opções de investimentos, de fato, para esse mercado na bolsa brasileira. Contudo, existe uma modalidade que está crescendo bastante nos últimos meses. São os FIAgro.
Esses investimentos podem trazer retornos relevantes à carteira do investidor, juntando a solidez do mercado brasileiro com a alta demanda de investimento dos investidores brasileiros e internacionais. Nesse texto, vamos explicar como funcionam os FIAgro e como você pode investir neles.
O que é o FIAgro?
FIAgro é um Fundo de Investimento em Cadeias Produtivas Agroindustriais. Dessa forma, ele investe em ativos que estão ligados à agricultura brasileira, uma das mais importantes do mundo. O Brasil é um dos maiores exportadores de soja, milho e carne do mundo, o que mostra a nossa vantagem competitiva em relação a diversos países do mundo. Por isso, investir nos ativos ligados ao agronegócio pode ser uma excelente forma de ir no embalo do maior mercado brasileiro.
Além disso, o FIAgro permite que o investidor se proteja da alta do dólar. Isso porque as exportações são fechadas na moeda americana. Assim, uma alta do dólar gera maiores lucros às empresas e, por consequência ao investidor. E para entrar nesse negócio, existem três formas simples: o FIAgro-FII, o FIAgro-FIDC e o FIAgro-FIP.
O FIAgro-FII é o investimento em fundos imobiliários ligados ao agronegócio, seja em produção, seja em toda a logística ou cadeira produtiva. O FIAgro-FIDC é a forma de investir nos direitos creditórios (dívidas) dessas empresas. O FIAgro-FIP é um investimento em participações, ou seja, comprar parte das empresas do agro. Hoje, existem apenas 16 ativos listados ou em listagem na B3. Isso porque alguns ainda estão no processo de lançamento de cotas. Com isso, os FIAgros são bastante recentes, estreando em outubro na bolsa brasileira.
Como investir nesses ativos?
Apesar de inovador, é bastante simples investir nesses ativos. Eles funcionam como ações e FII normais, que têm seus códigos listados em bolsa. Uma das vantagens, ainda, é que são poucos códigos para você saber. Contudo, as recomendações de investimento seguem as mesmas: você deve entender do negócio e investir em empresas sólidas.
Dois exemplos de FIAgros listados em bolsa são os RZAG11, JGPX11. Ambos operam em queda desde seu lançamento. Contudo, eles seguem os movimentos de queda dos fundos imobiliários e ações, que operam em baixa no ano de 2021. Apesar disso, gestoras reconhecidas no mercado estão lançando seus FIAgro, como a Devant e a Kinea.
Por isso, não devem tardar a aparecer fundos de investimentos tradicionais voltados a essa política de investimentos. Vale lembrar sempre que eles são investimentos comuns, porém com um mercado específico. Ainda, existem ações na bolsa, como SOJA3, AGRO3 e SLCE3, que são empresas voltadas ao mundo agro.
Os preços dos produtos e, por consequência, o lucro das empresas seguem a variação dos preços das commodities no mercado internacional. Por isso, também é bom ficar de olho nos indicadores internacionais antes e durante o seu investimento no mercado agro.