FGTS para comprar imóvel: veja as opções

O FGTS é uma poupança compulsória que guarda dinheiro para o trabalhador. Contudo, atualmente existem 16 formas de ter acesso a esse valor. Além disso, um projeto quer que haja mais uma forma de resgatar o fundo de garantia. De todas essas possibilidades, quem quer comprar a casa própria pode usar o valor de duas formas diferentes.

Por isso, hoje vamos falar sobre como usar o FGTS para comprar ou quitar o seu imóvel. Vale lembrar que você deve sempre analisar o seu caso para determinar qual é a melhor opção. Além disso, é preciso verificar as regras do programa, que falaremos a seguir.

FGTS para dar entrada na casa própria

Usar o FGTS para dar entrada na casa própria é algo que muitas pessoas já fazem e isso é bastante comum no país. Contudo, o que pouca gente sabe é como isso afeta o parcelamento, os juros e até mesmo o valor da parcela da casa própria. Por isso, é fundamental olhar para o fundo de garantia como uma forma de pagar menos juros no seu financiamento imobiliário.

Atualmente, o trabalhador pode usar o saldo do FGTS para dar de entrada no financiamento de algum imóvel. Para isso, o Governo Federal usa o valor para pagar o imóvel ao vendedor, ao passo que você fica com o fundo zerado, caso use todo o valor. Na prática, isso é uma excelente ideia, já que isso não afeta a multa de 40% e diminui os juros que você pagará ao longo do parcelamento.

Além disso, muitas incorporadoras dão a opção de diminuir a parcela, mantendo o número inicial, ou de diminuir a quantidade de parcelas, mantendo o valor de cada pagamento. De uma forma geral, o que mais vale a pena é diminuir o valor da parcela, dado que você pode amortizar mais parcelas por mês, o que quita o seu imóvel bem antes do prazo.

Reprodução AdobeStock

Outra forma de usar o fundo de garantia

Em 2022, o Governo Federal anunciou uma nova forma de usar o fundo de garantia. Agora, além de usar o valor de entrada, é possível quitar parcelas atrasadas do imóvel com o valor do FGTS. Dessa forma, você pode quitar aquelas parcelas que deixou de pagar e que ficam pesando no seu orçamento. Para isso, os passos a seguir são bastante simples.

Os inadimplentes que têm saldo no FGTS podem e querem usar esse dinheiro para regularizar o imóvel, devem ir até o banco onde realizaram o financiamento e indicar que deseja usar o fundo de garantia para pagar até 80% de cada parcela em atraso. Dessa forma, para quitar os 20% restantes, o trabalhador precisará usar dinheiro próprio ou optar pela redução das parcelas. Caso não haja dinheiro para quitar tudo, especialistas indicam a redução da parcela.

Vale lembrar que o FGTS não pode ser usado para a compra de imóveis comerciais, terrenos, materiais de construção ou imóveis para terceiros, mesmo que sejam familiares. Por isso, isso só é válido para quem quer quitar o imóvel que está em seu próprio nome.

O post FGTS para comprar imóvel: veja as opções apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.