InícioFinanças PessoaisFGTS 2021: Saiba se você tem direito e como sacar

FGTS 2021: Saiba se você tem direito e como sacar

Muitos trabalhadores de carteira assinada ou ex-trabalhadores não conhecem sobre o FGTS 2021

O FGTS 2021 é um benefício que garantirá o direito tanto de quem ainda trabalha de carteira assinada, quanto para quem já trabalhou de carteira assinada. Por essa razão, se você é uma dessas pessoas, veja o artigo abaixo e saiba mais sobre esse direito garantido por todo trabalhador formal

O que é FGTS?

FGTS 2021

A sigla FGTS representa o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse beneficio foi criado como uma forma de proteção dos direitos de um trabalhador que pode ter se afastado do trabalho.

Além disso, o FGTS 2021 também é uma conta aberta que deve sempre estar vinculada ao contrato de trabalho.

Sempre no início de cada mês, os empregadores devem depositar um valor que corresponde a cerca de 8% do salário do empregado.

Todavia, no caso de um jovem aprendiz, o valor a ser depositado equivale a 2% desse valor.

O valor do FGTS começara a crescer a cada deposito feito, garantindo que o empregador possa sacar o dinheiro diretamente de sua conta FGTS.

O que é FGTS Inativo?

FGTS 2021

Não há muito segredo sobre a conta de FGTS Inativa. Diferente da conta comum, o FGTS inativo é pouco ou quase nunca movimentado.

Essa conta deixa de receber os valores depositados mensalmente, no entanto, os valores anteriores continuam recebendo juros e correção monetária.

Dessa forma, o valor dessa conta do FGTS inativo poderá ser sacado mesmo depois de 1 ano que o funcionário foi demitido ou se retirou do trabalho.

Quem tem direito ao saque do FGTS 2021?

Tem direito ao benefício e saque do FGTS todo e qualquer trabalhador que trabalhou ou trabalha com contrato formal regulamentada de acordo com as Leis do trabalho.

No entanto, além desses trabalhadores, também têm direito ao saque do FGTS 2021 os trabalhadores rurais, temporários, domésticos e safreiros.

Existe limite para saque do FGTS 2021?

FGTS 2021

No ano de 2020, em decorrência da pandemia causada pelo vírus COVID-19, o governo liberou o resgate de até um salário-mínimo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O resgate desse valor poderia ser feito em ambas as contas, FGTS ativo ou inativo. O crédito de saque do FGTS permaneceu disponível até dezembro de 2020.

Todavia, para este ano, o valor e a liberação do saque é uma questão que está em análise.

Afinal, o valor de um salário-mínimo foi liberado por conta da pandemia. Além disso, era algo que talvez ninguém esperava que fosse se estender por muito. q

Especula-se que, caso o FGTS 2021 seja liberado para saque este ano, aqueles que têm direito poderão estar fazendo a retirada do mesmo valor do ano passado.

Como consultar o saldo do FGTS?

A consulta do saldo existente do FGTS pode ser feita de forma rápida e fácil através do aplicativo FGTS 2021.

Você também pode acessar o site da caixa com o número do NIS ou CPF.

Além disso, tanto no site quanto no aplicativo você também poderá estar direcionando o dinheiro disponível para retirada.

Leia Também

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS