Connect with us

Sem categoria

Feriadão de Corpus Christi: Saiba como fica os principais órgãos públicos

Publicado

on

Devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (16), muitos serviços públicos serão suspensos ou terão seus atendimentos limitados. Além disso, por cair em uma quinta, há locais que vão emendam o feriado com a sexta-feira (17).

Normalmente, até as instituições financeiras do país mudam seu horário de funcionamento por causa de feriados nacionais. Sendo assim, os bancos já devem ter divulgado o seu cronograma de atendimento.

Também, devido aos feriados, contas e boletos bancários que venceriam no dia 16 de junho, só serão compensados no próximo dia útil, neste caso, dia 17 de junho. A regra não é válida para as transações via PIX, autorizadas todos os dias da semana a qualquer horário.

Por fim, é importante lembrar que escolas e universidades, tanto públicas quanto privadas, não funcionam no feriado. Ademais, também costumam usar o ponto facultativo do dia 17 para manter a suspensão das atividades.

publicidade

Disponibilidade dos serviços públicos

Com o feriado, todas as unidades que prestam serviços públicos em âmbito federal terão a mesma escala de atendimento e isso vale para todos os estados. Os órgãos federais seguem a legislação nacional nos dias de feriado.

Em contrapartida, instituições municipais dependem de um decreto da prefeitura da cidade para determinar o funcionamento nos feriados e nos pontos facultativos.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão realizar atendimento presencial na quinta e sexta-feira desta semana. Assim, quem desejar verificar alguma situação com a autarquia, pode acessar os serviços online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

DETRAN

Da mesma forma, as unidades do Detran deverão estar fechadas em todos os estados do país no dia 16 e 17 de junho. Todavia, é importante conferir o decreto liberado pelo governo estadual, principalmente no que diz respeito a folga do ponto facultativo.

CRAS e CREAS

Por fim, as unidades do CRAS e CREAS também não devem prestar atendimento nos dias 16 e 17 de junho. Mesmo que essas instituições sigam o decreto feito pela prefeitura municipal, normalmente não funcionam em dias de feriado ou em pontos facultativos.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.