Connect with us

Sem categoria

Bolsonaro pretende dobrar o valor do vale alimentação dos servidores

Publicado

on

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta semana que pretende dobrar o valor do vale alimentação dos trabalhadores. Durante entrevista no Palácio do Planalto, o presidente explicou que devido da falta de reajuste salarial, a intenção é melhorar o auxílio alimentação.

“Lamentavelmente, não tem reajuste para servidor. Nós estamos tentando agora, tem que vencer a legislação eleitoral, dobrar, no mínimo, o valor do auxílio alimentação” disse Bolsonaro, durante entrevista.

Vale ressaltar que o presidente já havia salientado na última semana que não seria possível oferecer o aumento salarial aos funcionários públicos. Depois disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a suposição do chefe do Estado.

“O governo federal não conseguiu dar aumento de salários, mas reduziu impostos para 200 milhões de brasileiros, ao invés de ajudar só o funcionalismo, que ajudou nessa guerra. Logo ali na frente, vai ter aumento para todo mundo, vamos fazer reforma administrativa. Mas agora está em guerra também”, declarou Guedes na última quinta-feira (9).

publicidade

Bolsonaro aumenta o vale alimentação para beneficiar os servidores

De acordo com Bolsonaro, o motivo pelo qual impossibilita o reajuste no salário dos servidores é a falta recursos no orçamento para realizar o aumento. Assim, o presidente e o ministro Paulo Gudes discutem uma forma de dobrar o vale alimentação como uma nova alternativa.

“Tenho que vencer aqui a PGFN [Procuradoria Geral da Fazenda Nacional]. O governo tem que dar um parecer. Não posso dar canetada e por decreto mandar um projeto para o Congresso do nada. Tenho que estar amparado”, completou o presidente.

Cabe salientar que desde o início deste ano o governo Bolsonaro busca opções para conseguir o reajuste salarial dos servidores públicos, porém, encontra dificuldades diante ao aperto das contas públicas. Com a ajuda do ministro da economia, é possível que o presidente consiga aumentar o vale alimentação.

Vale alimentação

O vale alimentação ou VA foi criado após a promulgação da Lei Nº 632, realizada pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) em união ao Ministério do Trabalho, Ministério da Fazenda e Ministério da Saúde.

O benefício pode ser concedido em forma de alimento ou ainda por meio de depósitos em um cartão. Cabe ressaltar que a empresa não pode depositar o abono em espécie na conta do trabalhador, isso porque, fugiria da finalidade de compra das refeições.

publicidade

Auxílio Brasil não fará pagamentos dobrados para mães solteiras, diz Governo

De acordo com o artigo 458, o empregador que disponibiliza o vale alimentação aos colaboradores pode descontar uma taxa do salário do trabalhador. Porém, esse desconto não pode impactar a renda do trabalhador, não podendo ultrapassar mais que 20% do salário recebido.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.