InícioDireitos do TrabalhadorEmissão de Nota Fiscal para autônomo é possível?

Emissão de Nota Fiscal para autônomo é possível?

A Emissão de Nota Fiscal para autônomo está se tornando cada vez mais comum hoje em dia, principalmente entre freelances.

Com o trabalho autônomo ganhando cada vez mais espaço no país, as exigências também estão crescendo junto. Muitos trabalhadores oferecem contratos de trabalho e outros possuem a opção de Emissão de nota fiscal para autônomo que pode ser facilmente utilizado. Entenda como!

Como funciona a emissão de nota fiscal para autônomo?

Emissão de nota fiscal para autonomo
[Stock Photos e Imagens]
A emissão de nota fiscal para autônomo é permitida para aqueles que atendam a todas as condições impostas pela prefeitura da cidade.

Essa nota fiscal relacionada ao serviço prestado, também conhecido como NFS-e, é comumente emitida por empresas.

No entanto, isso não impede que profissionais autônomos também emitam nota fiscal. Nesses casos, não é necessário que o autônomo se registre como pessoa jurídica, pois a nota fiscal para autônomo também pode ser emitida como pessoa física.

Entretanto, a forma ideal de começar a emitir, é se declarando como pessoa jurídica para poder adquirir um CNPJ.

O segundo passo para essa ação é procurar por um emissor de nota fiscal para pessoas autônomas. Dessa maneira, assim que o cadastro for concluído, as informações referentes ao clientes serão automaticamente lançadas na nota.

Quais os tipos de emissão de nota fiscal para autônomo existem?

[Stock Photos e Imagens]
Uma pessoa que trabalha de forma autônoma e deseja começar a fazer nota fiscal pode escolher entre algumas opções. Confira:

NF- e

A Nota fiscal Eletrônica (NF-e) é o tipo de nota fiscal eletrônica mais usada por autônomos que trabalham com a comercialização de produtos.

O motivo de seu uso ser mais voltado para esse tipo de autônomo é a facilidade com que as notas fiscais podem ser emitidas.

NFS-e

Apesar de muitas pessoas confundirem, a nota fiscal de serviços eletrônicos é um tanto quanto diferente da NF-e.

Sua emissão é exclusiva para autônomos prestadores de serviços. Isso porque, através da emissão de nota fiscal, o NFS-e faz o registro de operações e atividades do trabalhador.

Como fazer a emissão de nota fiscal para autônomo?

Emissão de nota fiscal para autonomo
[Stock Photos e Imagens]
Autônomos podem ser registrados como pessoa jurídica ou pessoa física, esse título depende bastante da profissão desse profissional.

Para pessoas jurídicas, obviamente a emissão de nota fiscal para autônomo é considerada uma das mais fáceis de conseguir.

Com o CNPJ da pessoa, é possível fazer a verificação dos sistemas que se encontram atreladas a fazenda municipal do estado onde o autônomo mora.

Para esse autônomo fazer essa integração, será necessário que ele possua um CNPJ, dessa forma, a nota fiscal se torna mais fácil de obter.

Para empresas, empresários e autônomos que atuam como MEI, a integração para a emissão de nota fiscal já está autorizada.

No entanto, para os profissionais que não possuem nenhum vínculo MEI, é necessário que procurem uma assistência em contabilidade.

Essa empresa será responsável pela orientação e emissão com baixo custo na hora de emitir toda e qualquer nota fiscal referente a seu trabalho.

 

Jéssica Queiroz
Jéssica Queiroz
Estudante de letras - português e inglês pela Universidade Cidade Verde da Bahia. Experiência com marketing de conteúdo e tradução para sites e agências. Atualmente atua como redatora profissional de finanças e economia do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS