Day trade: não faça isso com você

O day trade é, infelizmente, uma das formas mais comuns de trazer pessoas ao mercado financeiro. Isso porque a promessa de lucros diários e uma liberdade de horários é pregado de forma sensacional.

Apesar disso, pesquisas mostram que mais de 90% dos traders perdem dinheiro, e isso não é falado pelos “especialistas”. Por isso, esse texto servirá para trazer mais luz ao debate sobre ser ou não day trader.

O que é day trade?

Day trade é uma forma de operar no curtíssimo prazo. São operações de compra e venda que duram minutos ou, no máximo, horas. Como o mercado apresenta alta volatilidade, essa forma de investir é muito arriscada, principalmente para os investidores iniciantes.

Existem diversas formas de operar com o day trade. As mais comuns são com índices e contratos futuros. Além disso, o day trade com ações é bastante visto também. Assim, os investidores apostam na subida ou na queda dos preços de acordo com uma análise técnica gráfica. Ou seja, eles estudam os preços passados para prever os preços futuros.

De fato, alguns investidores ganham dinheiro com isso, mas existem algumas considerações.

Foto: Pixabay

Mais de 90% dos traders perdem dinheiro

Um estudo da FGV mostrou que mais de 90% dos investidores que faziam day trade perdem dinheiro no curto e no longo prazo.

O estudo é de 2019, mas nenhum estudo rebateu essa conclusão ainda. Além disso, dos traders experientes, mais da metade (54%) ainda perde dinheiro em boa parte do tempo. Ou seja, o risco é bastante alto.

Indo para pesquisas internacionais, a Fidelity fez um estudo comparativo entre seus clientes, entre os anos de 2003 e 2013. A conclusão é macabra: os investidores que têm maiores retornos foram aqueles que faleceram. Ou seja, quanto menos se mexe nos investimentos, maiores os retornos. Esses que tiveram maiores lucros definitivamente não mexem em suas plataformas.

Um último estudo que citarei aqui é o do economista Brad Barber. Ele constatou que os 20% que mais negociaram tiveram um retorno médio de 7% ao ano menor que quem não negociou tanto assim. Ou seja, mais uma vez se mostra que quanto menos você mexer, melhor. Para elucidar o impacto disso, um investimento com 7% ao ano renderia, em 15 anos, 175,9%. Você perderia um rendimento desses?

E porque o day trade é famoso?

Porque a propaganda é excelente! Teoricamente, no day trade você pode trabalhar a hora que quiser, fazer dinheiro em poucos minutos e viver uma vida de luxo. Teoricamente.

Na prática, isso não acontece, como vimos anteriormente. Mas o mercado financeiro ainda é mal visto por causa disso. Como muitas pessoas começam operando no alto risco, esquecem que um planejamento de renda fixa e pequenos percentuais em ações para o longo prazo são mais saudáveis que operações rápidas, que geram estresse extremo.

Por isso, antes de fazer day trade, saiba que isso incorre em riscos altíssimos e até profissionais perdem nessa jogada. É por isso que muitos comparam essa modalidade com cassinos e jogos de azar.

Invista com consistência, em vez de emoção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.