Criptomoedas: saiba por onde começar

Se você começou agora no mundo dos investimentos, já deve ter reparado que existe uma grande controvérsia em torno das criptomoedas. De um lado, grandes investidores não gostam desse tipo de investimento. Por outro, grandes figuras da internet afirmam que compraram criptoativos e que acreditam no futuro desses produtos. Por isso, nesse texto vamos mostrar o que está por trás dessa discussão e, caso você queira começar a investir, como fazer isso.

Vale lembrar que é um tema bastante vasto e que vamos buscar resumir apenas um passo a passo, evitando falar dos conceitos de cada criptomoeda. Isso você pode encontrar aqui.

Contra ou a favor? Escolha o seu lado!

Se você começar a pesquisar sobre criptomoedas a fundo, verá que muitos gestores são contra esse tipo de investimento. Por outro lado, grandes finfluencers (influenciadores de finanças) se mostram muito favoráveis às moedas digitais e as defendem com orgulho.

E desse lado da disputa estão grandes nomes das finanças. Por um lado, Warren Buffet e seu braço direito, Charlie Munger, já afirmaram que são contra as criptomoedas. Do outro lado, Robert Kyiosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, já chegou a dizer que as criptomoedas vão acabar com as moedas tradicionais. E dentro dessa grande discussão, existe um fator imprescindível para analisarmos: o tempo.

Isso porque todas as classes de ativos (ações, renda fixa, ouro, commodities, entre outras) se provaram sólidas ao longo do tempo. Ações continuarão existindo, mesmo que empresas venham à falência. Negociações de ouro são características humanas desde os primórdios das civilizações. A renda fixa é a porta de entrada dos investimentos há anos. Grandes empresas negociam commodities todos os dias, em volumes gigantescos de dinheiro. Mas isso não acontece com o Bitcoin, por exemplo. Para se ter uma ideia, o Bitcoin nasceu em 2008, ou seja, 13 anos.

Esse prazo é extremamente curto para analisarmos se um ativo tem ou não fundamentos. Por isso, a moeda pode não se provar ao longo do tempo, caso governos queiram barrar as moedas ou, ainda, caso haja muita manipulação de mercado. Até o momento, apenas El Salvador tem o Bitcoin como moeda. Por isso, você precisa analisar as perspectivas do futuro para saber se acha, ou não, que o mundo cripto se manterá ativo.

criptomoedas
Foto: André McKezie | Reprodução

Caso queira comprar criptomoedas

Se você é um dos entusiastas desses ativos, saiba que é bastante simples de comprar criptomoedas. Hoje, existem corretoras enormes negociando esses ativos que estão dando retornos enormes a alguns investidores e transformando pessoas comuns em milionários. Por isso, é hora do passo a passo.

Antes de mais nada, é importante avisar que você precisa estudar as criptomoedas. Cada uma delas funciona de uma forma distinta na prática, o que pode não se encaixar na sua estratégia. Depois disso, você pode abrir conta em uma corretora de criptomoedas. Para dar três exemplos: Binance, Crypto.com e Coinext. Após isso, basta depositar por lá e operar a moeda que desejar. De forma bastante simplificada, você compra as moedas após a corretora descontar as taxas.

Contudo, caso não queira abrir conta em uma nova corretora, saiba que é possível investir em criptomoedas através de fundos de investimentos e, ainda, através de ETF na conta da sua corretora. Apesar de ser um meio mais tradicional, você deve saber que a volatilidade é igualmente alta nesses investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.