Conheça os 5 piores bancos com mais reclamação no Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou na quinta-feira (20) um ranking com os piores bancos e instituições de pagamento que mais receberam reclamações no quatro trimestre de 2021. Lideram a lista o C6 Bank e o BMG — o Banco Pan e o Inter também aparecem no top 5, com altos índices de queixas no BC.

Ao todo, são 15 instituições consideradas pela autoridade. A lista cresceu em relação às edições anteriores, que traziam 10 colocados. Para calcular o índice de reclamações e montar o ranking, o Banco Central utiliza o número de queixas reguladas procedentes e divide pelo número de clientes da instituição — o resultado é multiplicado por 1.000.000.

Confira abaixo a lista divulgada e se alguns desses piores bancos você faz parte da lista de clientes.

Conheça a lista dos 5 bancos com piores classificações

O C6 Bank ocupa a primeira posição com índice 106,22. No total, foram 1.444 reclamações reguladas procedentes em uma base composta por 13,5 milhões de clientes, aproximadamente. Ele é seguido pelo BMG com índice 67,87.

Já o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, que possui mais clientes (cerca de 17,8 milhões), teve índice menor, 63,08, ficando na terceira posição com 1.128 queixas reguladas procedentes. Em quarto, o Inter traz índice 53,90, com menos de mil reclamações reguladas procedentes entre a base de mais de 15 milhões de usuários.

O Nubank ocupa a penúltima posição da lista. A instituição tem índice 5,26 — apenas 263 reclamações reguladas procedentes no trimestre, em uma base de quase 50 milhões de usuários.

Ainda segundo o BC, a maioria das reclamações registradas são sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.185, no total).

Em 9º lugar aparecem queixas relativas a transações não reconhecidas pelo titular da conta, realizadas por terceiros (invasão de conta) em instituições financeiras (527).

Problemas com Pix também aparecem na lista, mas estão diluídos no ranking — há 165 queixas relacionadas a iniciação (27º lugar), 131 sobre liquidação (31º), entre outras. Vale lembrar que são dados do último trimestre de 2021.

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