InícioFinanças PessoaisCartão de CréditoO que é cashback? Saiba tudo sobre o assunto

O que é cashback? Saiba tudo sobre o assunto

O cashback está se tornando cada vez mais difundido por cartões de crédito na atualidade. Mas você sabe como opera esta funcionalidade e de onde vem este dinheiro?

Preparamos um artigo com explicações sobre como funciona o cashback e também te explicando os melhores momentos para fazer uso deste. Por isso, caso queira saber mais e tirar vantagem deste leia o texto completo e saiba mais sobre o assunto.

O que é cashback?

O cashback ocorre quando você realiza uma compra e recebe um valor em crédito de volta para gastar novamente nesta mesma loja, estabelecimento ou marca. Por isso o cashback não ocorre apenas em cartões de crédito, é possível obter este em aplicativos, lojas virtuais, etc.

No geral o retorno é calculado tendo como base uma porcentagem do preço do produto comprado. Por isso, se o cashback for de 3% e o produto custar R $1000,00 seu retorno será de R $30,00.

Algumas lojas ou cartões de crédito só permitem resgatar o seu cashback depois que ele atinge um valor mínimo. Sendo assim, vale a pena conferir as regras do plano antes de ingressar em um.

De onde vem este dinheiro?

O dinheiro do cashback não vem de graça ou se cria do nada. Nas compras geralmente existem intermediários que ajudam o cliente a pagar o dono do produto. Por exemplo, uma empresa responsável por maquininhas de cartão ajuda o consumidor a pagar o dono de uma loja. Estas empresas que realizam pagamentos cobram uma comissão pelos seus serviços.

Por isso, se obtém o cashback quando o intermediário abre mão de uma parte da sua comissão e a repassa para o cliente. O principal objetivo é criar uma fidelidade com a loja e fazer com que o consumidor retorne.

Vantagens e desvantagens

O cashback é vantajoso quando a compra já estava nos planos do cliente, uma vez que assim será possível ter um retorno por esta. Sendo assim, caso esteja em sua mente realizar uma grande despesa verifique se não há a possibilidade de usar esta vantagem.

Porém, não vale a pena utilizar o cashback por impulso. Gastar um dinheiro apenas porque existe uma promoção não é uma boa ideia. Por isso, pense bem se as compras são necessárias antes de cair na tentação do cashback.

Além disso, não é uma boa ideia fazer compras que não estavam no orçamento apenas para chegar ao valor mínimo do cashback e resgatar o dinheiro. O cashback pode ser uma armadilha para gastos desnecessários.

Cartões que possuem

Bancos virtuais e tradicionais oferecem cartões com esta funcionalidade. Por isso é possível escolher aquele que mais te agrada. Um exemplo de programa de cashback é o Nubank Rewards, este possui uma cobrança de mensalidade mas disponibiliza os benefícios.

Também é possível optar pelo Banco Inter, Cartão Banco PAN Mooba e C6 Bank. Caso esteja procurando pela segurança de um banco tradicional, você pode buscar pelo Cartão Itaucard Ipiranga Mastercard Platinum. Este oferece até 3,5% de cashback em abastecimentos feitos pelo aplicativo “Abastece ai”

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS