Como ficam os investimentos com essa Selic?
Muitos investidores em ativos de risco estão se perguntando como remanejar seus investimentos com as sucessivas altas da Selic, principalmente em relação à renda variável.
Apesar disso, alguns gestores ainda defendem a alocação em renda variável.
O enredo
Com o aumento da inflação, o Banco Central começou uma pernada de alta da Selic. Ontem (22), o BC subiu a taxa para 6,25%.
Isso porque uma alta na taxa tende a segurar a inflação, mesmo que isso provoque uma diminuição da geração de emprego e no aumento do PIB.
Com as taxas a esse patamar, a bolsa de valores tende a sofrer mais no curto prazo, não apresentando rendimentos atrativos.
Será?!
Gestores discordam
Mesmo com a Selic a 6,25%, os gestores de fundos de renda variável discordam que seja a hora de sair da bolsa.
Isso porque com as recentes quedas fortes e com o cenário econômico mundial abaixo do esperado, a questão dos precatórios e da crise hídrica no Brasil, o mercado de valores descontou muito o valor das empresas, inclusive de duas queridinhas.
Para se ter uma ideia, uma das ações mais bem vistas pelo mercado, Magazine Luiza (MGLU3), teve uma queda de 36% em 2021.
Por causa dessas quedas, um dos indicadores mais importantes da bolsa de valores está em patamares bem baixos, o que é bom.
Estamos falando do preço/lucro, que mede o quão descontado está o preço dos ativos. Nos atuais patamares da bolsa, o preço das empresas está abaixo da média dos últimos 10 anos, o que apresenta oportunidade.
Apesar disso, também não é uma excelente ideia ir com sede ao pote, dado que o investimento em ações deve ser feito de forma responsável.
Isso porque a bolsa sempre pode cair mais e, com todo o seu dinheiro nela (o que não é recomendado), você acaba perdendo seus valores no curto prazo.
Por isso, a palavra-chave para o momento é planejamento.
Respeite seu perfil de investidor
Muito importante nos investimentos é respeitar o seu perfil de investidor, sem fazer aventuras desnecessárias.
Somos influenciados a fazer o que todo mundo está fazendo. Quando em um local todos olham para cima, tendemos a olhar para cima. Se todos falam alto, da mesma forma. Por isso, quando todos entram na bolsa de valores dizendo que “é o momento certo”, a nossa tendência natural é colocar dinheiro na bolsa de valores.
E isso ocorre sem saber se você de fato está preparado para isso. Você aceitaria colocar R$100,00 e no dia seguinte ter R$30,00? Se a resposta for não, talvez seja a hora de repensar sua estratégia.
Claro que essa variação é muito improvável, mas escancarar a perda de valores é essencial para o investidor iniciante saber como a oscilação do mercado funciona.
Em suma, mesmo que a Selic esteja alta, não é a hora de sair vendendo tudo. Por outro lado, não se deve ir “all-in” na bolsa. Respeite os riscos, pense e pese os prós e os contras.
É hora de usar a cabeça!