Commodities: o que são e qual seu impacto na economia
Você já deve ter ouvido falar de operações com commodities ou, ainda, deve ter sentido a variação delas na pele, principalmente se investe em Vale e Petrobrás. Mas, afinal, o que são commodities? Como elas impactam a sua vida e seus investimentos?
Nesse texto, vamos falar sobre os produtos, as cotações no mercado internacional e como os preços do mundo afetam o rendimento das ações.
O que são commodities?
Commodities são ativos que não se diferenciam nos diferentes lugares do mundo e que são fontes universais de matéria-prima. Em termos mais informais, é tudo aquilo que todo mundo precisa e que o mundo faz em grande escala. E como você deve ter notado, existem diversas commodities, e o mercado internacional negocia a grande maioria delas.
Dessa forma, você pode ver cotação de minério de ferro, petróleo, ouro e outros metais. Mas também entram na jogada alguns ativos “inesperados”, como boi gordo, milho, soja, e assim por diante. Dessa forma, quase tudo que todo mundo, no planeta inteiro, precisa, é negociado via mercado de commodities. Por isso, esses ativos são de grande importância mundial, são produtos de origem primária, são altamente comercializados e exigem pouca industrialização. Com isso, são produtos que não têm diferenças entre as marcas. Ou seja, quem produz minério, não terá diferentes tipos de minérios. São produtos padronizados.
Os principais tipos e os impactos na sua vida
Os principais tipos de commodities, no caso do Brasil, são as agrícolas, que englobam produtos produzidos no setor da agropecuária. Com isso, temos o boi gordo, café, milho, soja e mais produtos. Dessa forma, os negociantes no mercado internacional definem o preço por esses produtos, e exatamente por isso que você pode sofrer no bolso.
Pense no caso do petróleo. A cotação internacional subiu muito no último ano. Isso porque as empresas produziram menos, mas a população passou a demandar mais. Com isso, o preço fica mais caro. E, no efeito cascata, a gasolina fica mais cara, encarecendo também o frete, aumentando a inflação do país.
E o mesmo ocorre com a carne, com o milho, com a soja. Essas commodities têm um grande efeito cascata, que é o efeito em que um bem inicial encarece, deixando diversos outros produtos mais caros. No caso da soja, quando ela fica mais cara, a carne fica menos acessível, dado que produtores utilizam na ração do gado. Cada produto interfere de modo diferente na sua vida. Por isso, saber a cotação internacional desses produtos pode ser um excelente termômetro para saber quando e como os preços vão subir.
Vale lembrar sempre que tudo é decidido pelo mercado internacional, e que os governos podem apenas minimizar os impactos. Uma das formas do governo brasileiro, por exemplo, minimizar os impactos da alta das commodities é incentivando a produção para exportação ou, ainda, valorizando o real frente ao dólar, dado que o dólar é a moeda de todos os bens negociados.