Come-cotas: saiba do que se trata

O último dia útil de novembro é dia de desconto do come-cotas. Nesse desconto, todos os fundos de investimentos de renda fixa e multimercados têm parte de seus rendimentos retidos pela Receita Federal. Apesar disso, é um processo normal dos investimentos e você não precisa se preocupar com a queda nos seus gráficos nas sua corretora.

Nesse texto, vamos explicar do que se trata esse come-cotas e porque ele é benéfico ao investir em algumas ocasiões.

O que é o come-cotas?

Como o próprio nome diz, o come-cotas é um evento que retira parte das suas cotas em fundos de investimentos. O valor vai diretamente para a Receita Federal, que distribui para os cofres do governo, para que possamos ter projetos de infraestrutura, pagamento de dívida pública e todas as contas do Governo Federal.

Por isso, o órgão fiscalizador retira 15% do valor dos seus rendimentos. Vale lembrar que o percentual incide apenas sobre os rendimentos, não sobre o valor total investido. Isso serve como uma forma de adiantamento de pagamento. Isso porque quando você for resgatar os valores desses fundos de investimentos, incide a tributação conforme uma tabela regressiva de impostos.

Essa medida não vale para fundos de ações. Isso porque os fundos de ações têm tributações diferentes, incidindo Imposto de Renda apenas na hora do resgate. Dessa forma, o governo busca antecipar parte do valor que receberia quando você, de fato, resgatar todos os valores.

Para as finanças do governo isso é importante à medida que ele consegue adiantar os valores sem afetar a sua rentabilidade final. Dessa forma, o seu gráfico pode cair, mas na verdade isso aconteceria na data final dos seus investimentos.

come-cotas
Foto: Warren | Reprodução

É bom para o investidor?

O come-cotas tem o intuito de colocar os pés dos investidores no chão. Isso porque ao ser descontado os valores, o investidor consegue ver seus rendimentos reais, não ficando na ilusão de que tem valores bem superiores ao que realmente é seu de direito. Além disso, o imposto é favorável à medida em que financia melhoras nas atividades do governo.

Por mais que seja ruim ver os valores diminuindo na plataforma da sua corretora, os valores após o come-cotas são os valores reais. O desconto evita a ilusão de que você tem valores e rendimentos bem maiores que o real, exceto na sua renda variável. Nesse caso, o desconto é feito apenas na hora da venda, dado os diferentes momentos de mercado dos investidores, que podem ter rendimentos negativos. Como a Receita Federal precisa padronizar suas ações, ver cada caso nos ativos de renda variável ficaria inviável.

O come-cotas incide sempre no último dia útil de maio e novembro e funciona como um desconto na fonte. Na sua declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, não haverá desconto duplicado. Apesar disso, você precisa mostrar à Receita que teve esse desconto, relativo aos seus fundos de investimentos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.