Connect with us

Economia

China e Taiwan: como isso afeta a sua vida?

Publicado

on

As tensões na Ásia estão cada vez maiores entre China e Taiwan. O fato de a ilha ser apoiada pelos Estados Unidos faz com que o entrave seja entre as duas maiores potências econômicas do mundo. Por isso, é preciso entender os motivos da desavença para que você consiga compreender como isso pode, e deve, afetar a sua vida.

Dessa forma, vamos explicar uma breve história da rivalidade entre China e Taiwan e mostrar como os Estados Unidos se inserem nessa disputa. Vale lembrar que o conflito também marca um desentendimento menor, que é a dos países asiáticos com o Ocidente.

A história de China e Taiwan

Os impasses entre as duas potências asiáticas é de longa data e começou no ano de 1949, com a Revolução Comunista na China. Na época, os vencedores da guerra civil ficaram no país e fundaram o Partido Comunista Chinês, que comanda o país até hoje. Aqueles que discordavam do governo fugiram para a ilha, fundando a província de Taiwan, o que a China não reconhece como território independente.

De lá para cá, a abertura comercial e a localização da ilha fizeram que os Estados Unidos se aproximassem de Taiwan, tornando-os parceiros comerciais estratégicos na geopolítica internacional. Por outro lado, a China sempre manteve fortes tons de ameaça sobre a ilha, o que, por vezes, acaba em conflitos entre as duas nações. Soma-se a isso o fato de que, hoje, Taiwan é uma das maiores produtoras de microprocessadores do mundo, principalmente a TSMC. Esse produto domina toda a produção de notebooks, smartphones, carros e quase tudo que é eletrônico no mundo.

publicidade

Nesse cenário, a disputa entre China e Taiwan mostra mais um capítulo do conflito global por influências, travados entre os chineses e os americanos.

(Imagem: Pixabay).

Como isso afeta a sua vida?

Em caso de um conflito direto entre China e Taiwan, o mundo todo tem muito a perder. Isso porque ambos os países são fundamentais no cenário global, além de serem nações que ditam os rumos da economia mundial muitas vezes. A inclusão dos Estados Unidos é outro fator que causa alerta nos mercados financeiros e nos governos do mundo todo.

Isso porque Taiwan é o maior produtor de microprocessadores do mundo. Sem eles, o fornecimento de produtos de alta tecnologia fica comprometido, o que faz com que o mundo entre em uma menor produção de equipamentos sofisticados. Por outro lado, a China é o motor do crescimento do mundo há alguns anos. Quando ela cresce menos, o mundo tem dificuldades. Quando ela cresce muito, o mundo vê tempos de boa economia.

Por isso, o conflito entre os dois países é crucial para o andamento da economia mundial. Isso porque, além de termos os Estados Unidos quase em recessão e a Europa também, nada impede que a China entre em um ritmo de desaceleração da economia, o que seria horrível para todos os países, e também para o Brasil.

publicidade

Apesar disso, especialistas veem que o conflito não é bom nem para China, nem para Taiwan e muito menos para os Estados Unidos. Até agora, as estimativas é que isso não passe de uma tensão momentânea.

O post China e Taiwan: como isso afeta a sua vida? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy