Carro híbrido é uma forma de economizar? Confira
Se você pretende comprar um carro e quer saber como economizar com ele no longo prazo, saiba que um carro híbrido é uma forma excelente de fazer isso. Isso porque, com duas fontes de energia para locomoção, esses veículos possuem menor custo corriqueiro, como abastecimento.
Apesar disso, os preços desses carros são maiores, o que pode inviabilizar uma compra, caso você queira apenas trocar de veículo.
Carros híbridos
Os carros híbridos são aqueles que possuem duas ou mais fontes de energia para andarem. O mais comum no mercado são os carros movidos à energia elétrica e à gasolina, de forma conjunta. Você deve estar pensando que precisará recarregar tanto na tomada quanto no posto de combustível, mas não é bem assim que funciona.
Isso porque alguns modelos de carros híbridos possuem o carregamento das baterias elétrica pela energia cinética gerada pela combustão da gasolina. Com isso, ao abastecer o carro, você automaticamente passa a abastecer as baterias dele. Com isso, você precisará ir menos vezes ao posto de gasolina, o que gera uma economia bastante relevante.
Apesar dos benefícios, as montadoras ainda não tem grandes quantidades de veículos híbridos. Contudo, as pautas ESG são caras ao mundo, o que faz com que esse tipo de produto esteja cada vez mais acessível. Isso porque em viagens na estrada, por exemplo, o veículo pode usar apenas as baterias elétricas, o que diminui a poluição da combustão na atmosfera. Na cidade, porém, essa vantagem é menor, mas igualmente existente.
Híbrido ou elétrico, o que é melhor?
Na teoria, o carro elétrico é melhor, dado que tem um percentual menor de poluição que os carros híbridos. Contudo, ao nos defrontarmos com a realidade, veremos que nem sempre isso é acessível. Isso porque os carros elétricos dificilmente são fabricados no Brasil, o que gera impostos sobre as importações.
Isso acontece, por exemplo, quando alguém quer comprar um carro da Tesla. Ao fazer isso, o valor de um carro pode passar do R$1 milhão, o que é um preço bem salgado. Além disso, ainda é incomum vermos postos de abastecimento de carros elétricos, dada a baixa malha desses veículos.
Para o brasileiro, hoje, o melhor é um carro híbrido. Os preços são um pouco acima dos outros, mas se você pretende economizar com o tempo, essa saída é perfeita. Vale lembrar que o alto preço da gasolina faz o custo dos carros tradicionais aumentarem, diminuindo a diferença, no final das contas, dos dois modelos de automóveis.
Sobre a economia, um HB20 tradicional faz algo em torno de 8 quilômetros por litro na cidade e 11 na estrada por litro de gasolina. Um Prius, caro híbrido, faz cerca de 23 quilômetros na cidade e na estrada faz algo em torno de 18,2 quilômetros. Isso porque na estrada o motor precisa de mais potência diminuindo o resultado. Mas de qualquer forma, um carro híbrido pode fazer quase 4x mais que um carro comum.