Brasil Fraterno: Saiba como esse novo lançamento funciona
O Brasil Fraterno é um dos mais novos programas lançados pelo governo nesta quinta-feira (11). Esse programa possui uma finalidade bem importante no mercado de alimentos. Confira!
Nesta quinta-feira (11), o programa Brasil Fraterno foi oficialmente lançado pelo Governo. A iniciativa principal de lançamento surgiu do Ministério da Cidadania. O lançamento contou com a presença do atual presidente Jair Bolsonaro, João Roma e João Dornellas. O que muitas pessoas estão se questionando agora é qual a principal finalidade desse programa. Que tal conhecer? Veja o artigo abaixo.
Programa Brasil Fraterno – Comida no Prato: O que é?
O programa Brasil Fraterno busca uma mobilização geral de empresas e indústrias para que elas realizem doações de alimentos a:
- Sócia assistenciais;
- Bancos de alimentos;
- Programas de doação.
Em troca dessas doações, o programa garante a isenção do ICMS e lhes entrega o Selo Brasil Fraterno: Comida no Prato. Essa iniciativa tem como objetivo amenizar a insegurança alimentar no Brasil. Além disso, é uma grande forma de amenizar o desperdício de alimentos que acontecem entre empresas alimentícias no país.
Saiba como realizar o cadastro no Brasil Fraterno
O cadastro no programa Brasil Fraterno pode ser feito de ambas as vias, tanto de quem deseja doar, quanto de quem deseja receber. Empresas que desejam participar do programa e se tornar doadoras, podem se cadastrar no site oficial do programa.
Para realizar o acesso no site, no entanto, é necessário possuir uma conta no site gov.br. Feito isso, basta preencher uma ficha inicial de inscrição que fica disponibilizada no site.
As mesmas regras seguem para quem deseja efetuar o cadastro para se beneficiar do programa. Dentro da própria plataforma é disponibilizado a opção “beneficiários”, para que o cadastro seja realizado por lá.
Esse programa é uma forma de amenizar a fome no Brasil
Não há nenhum tipo de dúvida de que a fome dentro do país tem aumentado gradativamente com o passar dos anos. Economistas garantem que esse crescimento descomunal é um resultado negativo da alta da inflação e da falta de empregos que agravou ainda mais durante a pandemia causada pela COVID-19.
Atualmente, nas redes sociais, é comum encontrar fotos e notícias de pessoas buscando comida no lixo e, ou, pedindo ajuda a desconhecidos para botar comida na mesa.
Como uma tentativa de resolver ou amenizar essa situação, o governo está buscando formas de ajudar os cidadãos mais necessitados. Uma dessas maneiras é através do Auxílio Brasil, substituto do antigo Bolsa Família, e do Programa Brasil Fraterno.
Quantas famílias podem ser beneficiadas pelo programa Brasil Fraterno?
Estima-se que a primeira ação realizada pelo Brasil Fraterno deve beneficiar cerca de sete mil famílias carentes com doação de 300 toneladas de alimentos. A arrecadação desses alimentos surgiu por meio da parceria entre:
- Ministério da Cidade;
- Programa Pátria Voluntária;
- Companhia de Entrepostos;
- Armazéns Gerais de São Paulo;
- Empresários.
De todo total arrecadado, pelo menos 2.546 cestas de alimentos serão direcionadas para famílias que estão inscritas no programa de Cadastro Único do Governo.