Avenue, BDR ou ETF: o que é melhor?!
Se você quer investir no mercado americano, basicamente você tem três opções: abrir uma conta na Avenue, investir pelos BDR ou comprar ETF de bolsa americana. Nas três formas, você estará exposto à variação do dólar, mas é importante ressaltar que as modalidades têm diferenças.
Por isso, nesse texto vamos mostrar como você pode organizar os seus investimentos da forma que ficar melhor para você.
Avenue: o que é e como funciona
A Avenue é uma corretora brasileira que disponibiliza operações em bolsa americana para seus clientes. Com isso, você pode depositar em real, converter ao dólar e comprar as ações diretamente no mercado americano. À primeira vista pode parecer excelente, e é, mas como tudo nos investimentos, há os contras.
Começando pelos prós, você comprará os ativos diretamente na bolsa americana. Por isso, com a Avenue você não sofre com o spread dos BDR nem pela falta de liquidez desses ativos. Ou seja, você vai comprar a ação diretamente nos Estados Unidos, como se fosse um investidor de lá. Isso gera mais confiança às suas transações. Além disso, o suporte da corretora é 100% em português, o que facilita muito o trabalho.
Contudo, é importante ressaltar que, caso queira fazer tudo por conta própria, você precisa saber estudar o mercado americano. Por lá, as informações contábeis são diferentes e, além disso, o mercado é bem mais extenso que o brasileiro. Nos Estados Unidos existem mais de mil empresas listadas, contra aproximadamente 400 do Brasil.
BDR: prós e contras
Se você quer investir pelos BDR, também é uma forma de se expor às empresas americanas. Apesar disso, tem alguns segredos que o mercado não te contou sobre esses ativos. Atualmente, na B3, existem mais de 700 BDR listados para você comprar, de ações de diferentes partes do mundo.
Você deve saber que, através dos BDR, você pode investir, na sua corretora tradicional, em grandes empresas do mundo, como Google, Facebook, Tesla, Apple, entre outras, assim como na Avenue. Apesar disso, BDR com menor liquidez tendem a render menos que as ações da companhia lá fora. Isso porque o market maker faz a liquidez para você – e cobra a mais por isso. Eu falo mais sobre isso aqui.
Apesar disso, é importante saber que você não paga o IOF da exchange (caso queira investir em dólares) e também consegue filtrar as empresas que deseja. Da mesma forma que na Avenue, você precisa conhecer a empresa onde está investindo.
ETF de bolsa americana
Agora, se deseja investir em ações americanas pelos ETF, em vez de Avenue e BDR, isso pode ser uma excelente escolha. Isso porque, através de um único ativo, você consegue diversificar muito a sua carteira de investimentos. E ainda você tem duas opções para isso.
Dessa forma, diferentemente de Avenue e BDR, nos ETF você compra apenas um ativo e se expõe, automaticamente, a empresas americanas. Para isso, temos o IVVB11 e o NASD11. Além disso, existem outros ETF semelhantes a eles. Contudo, como em todo investimento, nem tudo são flores.
Isso porque com ETF você nunca superará o índice americano. Dessa forma, se o S&P 500 subir 10%, você tem, aproximadamente, 10% de rentabilidade. Nunca será muito mais, nem muito menos. Assim, se você quer sempre ter rendimentos maiores que o mercado, vai precisar ir para a Avenue ou para os BDR.