Ibovespa opera em forte queda um dia após precatórios

A aprovação da PEC dos precatórios, do jeito que foi, assustou os investidores e o Ibovespa caiu mais de 2% no dia de hoje. Nas quedas, bancos foram destaque, operando em forte queda. Apesar disso, o medo geral dos investidores é pelo fim da austeridade fiscal do país.

Com os partidos trocando votos e gerando instabilidade, a PEC foi aprovada de forma apertada, o que gera suspeitas e instabilidade política. Calma, vamos falar melhor!

O que a PEC tem a ver com o Ibovespa?

A resposta é: tudo! Isso porque a PEC vai mexer nos pagamentos do Governo Federal. Com o rompimento do teto de gastos, a inflação pode subir, levando a Selic junto. Com isso, espera-se uma desaceleração econômica, com o aumento do desemprego.

Apesar disso, essa perspectiva já era esperada pelo mercado. O que não se esperava era que o PDT negociaria votos a favor da PEC. O partido, que é oposição ao governo, votou “sim” ontem. Dessa forma, Ciro Gomes suspendeu sua pré-candidatura em sinal de protesto. Com isso, o mercado já não sabe mais se a PEC será aprovada no segundo turno. Como o mercado odeia incertezas, a bolsa caiu.

O furo do teto de gastos corrobora para a incerteza jurídica e econômica que já vem tomando conta do Brasil. Porém, vale lembrar que investidores internacionais não estão tão alinhados com a política do atual governo e começam a se alertar para a corrida eleitoral. No ano que vem, o mercado espera alta volatilidade na bolsa. Com isso, o Ibovespa deve ter fortes altas e baixas, como é comum nessas épocas

E a queda do Ibovespa de hoje não foi pouca. A baixa de 2,09% veio forte, com empresas operando em baixas de mais de 8%. Foi o caso da Ultrapar, que caiu 8,32%. Rede D’Or e Cogna operaram em forte queda também, com quedas perto dos 8%. Na parte das altas, tivemos GetNet operando em alta de 7,34%, enquanto Minerva operou em alta de 4%. Em terceiro lugar, ficou Marfrig, com alta de 3,60%.

Ações baratas
Credito: Cris Faga/NurPhoto/Getty Images

Lá fora é só alegria

Nos mercados americanos, a realidade é bastante diferente do Ibovespa. Isso porque por lá, os índices voltaram a operar a níveis recordes mais uma vez no ano. Com isso, a bolsa americana se descola mais um pouco da brasileira, ressaltando a importância da diversificação.

Isso porque, com exceção do Dow Jones, que operou em leve queda de 0,08%, os dois índice subiram. Nasdaq operou em alta de 0,81%, fechando a 15.940 pontos. Por outro lado, o índice S&P 500 operou em alta de 0,42%, fechando em 4.680 pontos.

Dessa forma, os índices já somam rentabilidades excelentes no ano. Em 2021, Dow Jones subiu 19.52%, Nasdaq 25,53% e o S&P500 em forte alta de 26,47%. Colocando isso contra o Ibovespa, que opera em queda de 13% nesse ano, seria possível fazer uma carteira de rendimentos positivos com a estratégia de diversificação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.