Emissão de Nota Fiscal para autônomo é possível?
A Emissão de Nota Fiscal para autônomo está se tornando cada vez mais comum hoje em dia, principalmente entre freelances.
Com o trabalho autônomo ganhando cada vez mais espaço no país, as exigências também estão crescendo junto. Muitos trabalhadores oferecem contratos de trabalho e outros possuem a opção de Emissão de nota fiscal para autônomo que pode ser facilmente utilizado. Entenda como!
Como funciona a emissão de nota fiscal para autônomo?
A emissão de nota fiscal para autônomo é permitida para aqueles que atendam a todas as condições impostas pela prefeitura da cidade.
Essa nota fiscal relacionada ao serviço prestado, também conhecido como NFS-e, é comumente emitida por empresas.
No entanto, isso não impede que profissionais autônomos também emitam nota fiscal. Nesses casos, não é necessário que o autônomo se registre como pessoa jurídica, pois a nota fiscal para autônomo também pode ser emitida como pessoa física.
Entretanto, a forma ideal de começar a emitir, é se declarando como pessoa jurídica para poder adquirir um CNPJ.
O segundo passo para essa ação é procurar por um emissor de nota fiscal para pessoas autônomas. Dessa maneira, assim que o cadastro for concluído, as informações referentes ao clientes serão automaticamente lançadas na nota.
Quais os tipos de emissão de nota fiscal para autônomo existem?
Uma pessoa que trabalha de forma autônoma e deseja começar a fazer nota fiscal pode escolher entre algumas opções. Confira:
NF- e
A Nota fiscal Eletrônica (NF-e) é o tipo de nota fiscal eletrônica mais usada por autônomos que trabalham com a comercialização de produtos.
O motivo de seu uso ser mais voltado para esse tipo de autônomo é a facilidade com que as notas fiscais podem ser emitidas.
NFS-e
Apesar de muitas pessoas confundirem, a nota fiscal de serviços eletrônicos é um tanto quanto diferente da NF-e.
Sua emissão é exclusiva para autônomos prestadores de serviços. Isso porque, através da emissão de nota fiscal, o NFS-e faz o registro de operações e atividades do trabalhador.
Como fazer a emissão de nota fiscal para autônomo?
Autônomos podem ser registrados como pessoa jurídica ou pessoa física, esse título depende bastante da profissão desse profissional.
Para pessoas jurídicas, obviamente a emissão de nota fiscal para autônomo é considerada uma das mais fáceis de conseguir.
Com o CNPJ da pessoa, é possível fazer a verificação dos sistemas que se encontram atreladas a fazenda municipal do estado onde o autônomo mora.
Para esse autônomo fazer essa integração, será necessário que ele possua um CNPJ, dessa forma, a nota fiscal se torna mais fácil de obter.
Para empresas, empresários e autônomos que atuam como MEI, a integração para a emissão de nota fiscal já está autorizada.
No entanto, para os profissionais que não possuem nenhum vínculo MEI, é necessário que procurem uma assistência em contabilidade.
Essa empresa será responsável pela orientação e emissão com baixo custo na hora de emitir toda e qualquer nota fiscal referente a seu trabalho.