Quais os investimentos mais rentáveis em 2021?
Está pensando em fazer o dinheiro render, mas não sabe qual o investimento mais rentável em 2021? Veja abaixo mais informações e como ganhar dinheiro ainda esse ano.
Em 2021 a poupança completou 160 anos recebendo cada vez menos recursos de pessoas que buscam uma boa rentabilidade, por mínima que seja. Criada por meio do decreto nº 2.723 de 12 de janeiro de 1861 e assinada por D. Pedro II, originalmente tinha como objetivo captar os recursos das classes mais pobres.
Mas, porque os Brasileiros estão fugindo da poupança? A resposta é simples! O rendimento da poupança está relacionado à Taxa Selic e à Taxa Referencial.
Sempre que a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5%, a correção da caderneta de poupança é equivalente a 70% desse valor; e, quando a Selic for maior que 8,5%, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + a TR.
CDB, LCA e LCI entre opções melhores
LCIs e LCAs são isentas de Imposto de Renda, então seu retorno costuma ser melhor que o dos CDBs, que pagam imposto. Mas você fica com o dinheiro preso até o vencimento do título, o que não acontece com o CDB.
Essas opção de investimento é gantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Recibos de Depósito Bancário (RDB)
Os Recibos de Depósito Bancário (RDB) são títulos emitidos por instituições financeiras para captação de recursos. Seu dinheiro é usado, para realizar diferentes atividades, como empréstimos para pessoas físicas e jurídicas. E você recebe a remuneração no prazo de vencimento.
A remuneração, geralmente, é pós-fixada, ou seja, varia conforme um indicador. Ele costuma ser o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é a referência nas operações entre os bancos. Essa taxa costuma ter um resultado próximo à Selic.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 (B3SA3) para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online.
Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir R$ 30,00.
O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração.