3 produtos bancários que são ruins e ninguém te conta
Existem produtos bancários que são oferecidos aos clientes que são ruins e ninguém te conta. Normalmente na oferta do produto, somente se apresentam as vantagens, e omitem as desvantagens. Por isso, hoje nós do Brasil 123 vamos contar a verdade sobre esses 3 produtos bancários.
3 produtos bancários que são ruins e ninguém te conta
3 produtos bancários ruins para você repensar antes de adquirir – reprodução flickr
Entre os produtos bancários ruins tem-se:
Títulos de Capitalização
Os títulos de capitalização funcionam como uma maneira de juntar dinheiro por pessoas que não conseguem ou não estão propensas a poupar nenhuma parte de sua renda.
Assim, adquirindo os títulos de capitalização, a pessoa passa a concorrer a sorteios, que são feitos a partir de parte do dinheiro aplicado de cada um dos investidores. Funciona como uma aposta na loteria, ou compra de números de rifa.
Se a pessoa não permanecer no grupo até o final do prazo de aplicação do título de capitalização, ela recebe um percentual do dinheiro aplicado, ou seja, nem recebe o total do dinheiro pago. Mas se ela permanecer até o final do período, ela receberá somente o valor do montante aplicado, corrigido pela TR, que tem valor de 0%. E ainda, do valor aplicado são descontadas taxas administrativas e operacionais.
Assim, este produto somente deveria ser oferecido para pessoas carentes, para criar o hábito de poupar. Rentabilidade zero, menor do que a poupança.
Consórcio
O consórcio é uma maneira de planejar a aquisição de um bem, seja ele móvel ou imóvel a médio ou longo prazo. Para o cliente, somente é válido em duas situações:
Não existe pressa na aquisição do bem.
Evitar os financiamentos, que possuem juros altos.
Nos consórcios há duas possibilidades de adquirir o bem de forma antecipada: por sorteio ou por lance. No primeiro caso, é vantajoso, pois o cliente pode adquirir seu bem, por um valor a vista e negociar descontos.
Já no segundo caso, leva o bem quem der o maior lance, ou seja, é uma antecipação das parcelas. Desse modo, tem que avaliar se o cliente tem o dinheiro para dar o lance, se for mais vantajoso aplicar em algum investimento que tenha maior rentabilidade, ou dar o lance e adquirir o bem.
Se o cliente não ganhar o sorteio, e nem der o lance, ele não conseguirá comprar o mesmo bem que pretende, tendo em vista a alta dos preços no período de pagamento do consórcio. Em muitos casos, ele conseguirá dinheiro suficiente para pagar 50% a 60% do bem. Vantagem nenhuma.
Seguros
A avaliação dos seguros oferecidos pelos bancos, passa pela análise da quantidade de itens de cobertura do seguro, que normalmente é menor do que outras seguradoras, bem como a questão do preço do seguro, que normalmente é maior.
Sem contar a questão da franquia do seguro, que normalmente é maior do que as seguradoras, e se necessário o uso do seguro, a burocracia para recebimento dos valores é muito maior.
Pense bem!!! Avalie sempre que você receber a proposta para aquisição destes produtos bancários. Procure analisar principalmente as desvantagens diante de outras propostas.
Ademais, leia com atenção os contratos antes de aceitar.
O post 3 produtos bancários que são ruins e ninguém te conta apareceu primeiro em Brasil123.