Empréstimo Pessoal: conheça os benefícios oferecidos por cada banco e escolha o melhor para você

Existe uma grande quantidade de instituições financeiras que disponibilizam aos seus clientes o empréstimo pessoal, por isso é tão importante analisar quais são os benefícios oferecidos por cada um deles e principalmente as taxas de juros que são aplicadas sobre o valor.

Hoje é muito mais fácil fazer toda a comparação necessária para tomar a melhor decisão, até porque você pode obter várias informações através da internet, pelos sites das instituições. Lá você poderá até mesmo simular as opções de empréstimos que estiverem disponíveis, assim você fica sabendo quais serão as taxas de juros e demais encargos que envolvem essa modalidade de crédito, além de saber qual será o valor total pago pelo empréstimo.

Tudo com muito mais facilidade e comodidade pra você, que não precisará enfrentar as enormes filas dos bancos para consultar e solicitar o seu crédito.

Taxas de juros

Antes de solicitar um empréstimo pessoal é muito importante que você planeje a sua vida financeira e tenha em mente os valores que você realmente pode e consegue pagar. Isso é fundamental antes de pensar em pedir em uma instituição financeira alguma modalidade de crédito. Além de considerar as taxas de juros que são aplicadas sobre o valor.

Você precisa pensar em todas as despesas que tem que arcar mensalmente, e que a partir do momento que contratar o empréstimo, também terá que pagar todos os meses o valor referente às parcelas. Por isso é importante que você planeje tudo de acordo com a sua renda, assim não terá problemas maiores futuramente.

Compare

O ideal é que você compare quais são as taxas de juros e condições de pagamento do maior número de instituições possíveis, para diminuir as chances de errar na hora de escolher, e para tornar essa tarefa mais fácil, existem simuladores que podem ser utilizados para saber as informações de cada banco.

Além das taxas de juros que são cobradas pelos bancos, também existem outros custos que fazem parte de todo o processo que podem aumentar o Custo Efetivo Total do seu empréstimo, ou seja, aumentar o valor final que será pago.

Existem algumas opções de empréstimos que possuem taxas de juros menores, como é o caso do empréstimo consignado, onde o valor referente às parcelas é descontado automaticamente na folha de pagamento, mas, só podem ser realizados por servidor público, aposentados e pensionistas.

Algumas instituições também oferecem empréstimos para pessoas negativadas, como o empréstimo com garantia, em que o indivíduo precisa dar como garantia do pagamento algum bem. Mas, nessa modalidade de crédito é solicitado que o contratante comprove que possui renda fixa, sendo possível fazer da mesma forma como acontece nos consignados, onde o dinheiro é descontado direto na folha de pagamento.

Uma das formas de conseguir empréstimos com juros mais baixos, é possuir um bom histórico de pagador dentro do mercado, aumentando a pontuação do seu Score, assim as instituições poderão ter acesso a informações positivas ao seu respeito e liberar o dinheiro com juros mais baixos.

É muito importante que você compare quais são as vantagens e benefícios oferecidos por cada instituição antes de fazer a contratação, e o prazo para pagamento das parcelas pode fazer toda a diferença.

Prazo para pagamento

É importante que você fique atento ao prazo estabelecido para o pagamento das parcelas, porque atrasos aumentarão ainda mais as taxas de juros que serão pagas. Algumas pessoas pensam em prolongar esse prazo, como forma de diminuir o valor mensal das parcelas, mas, quanto maior o tempo disponibilizado para pagamento, maior serão as taxas de juros aplicadas sobre o valor.

Por esse mesmo motivo que a antecipação das parcelas é vantajosa para você, porque diminuindo o tempo para pagamento, as taxas de juros também serão menores.

Sempre procure saber se o banco de sua escolha oferece esse benefício aos seus clientes, pois caso você tenha condições de quitar a dívida em um prazo menor você conseguirá economizar e já começar a juntar dinheiro para não precisar pagar taxas de juros tão altas.

O ideal é que você não precise solicitar um empréstimo, porque independente do banco que você escolher, as taxas de juros serão aplicadas conforme estabelecido pela instituição, e todas elas costumam cobrar juros altos quando se fala em crédito pessoal. O mais importante é que você fuja de opções como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que são as piores formas de conseguir o dinheiro quando você mais precisa, pois as taxas de juros são muito mais altas do que os aplicados nos empréstimos tradicionais.

Mas para te orientar nesse momento, aqui no site nós temos várias dicas para te ajudar quando você estiver precisando de um empréstimo, para você ou para sua empresa, fique pode dentro de tudo e saiba mais clicando aqui.