Emprestar dinheiro para algum familiar ou amigo?

Algumas situações podem acontecer nas nossas vidas e pode ser necessário pegar dinheiro emprestado com alguém para pagar aquela dívida ou comprar algo que estamos precisando, mas não temos como comprar naquele momento. E essa ajuda pode vir de alguém da nossa família ou até mesmo de um amigo que se disponha a te ajudar.

Mas é importante ficar atento, pois qualquer ação que envolva dinheiro emprestado tem que ser muito pensada e muito bem avaliada.

Analise como anda a sua vida financeira

Um dos pontos que devem ser muito bem avaliados antes de emprestar dinheiro a alguém, é em como anda a sua vida financeira, o quanto você recebe, o quanto tem de reserva e o valor que você realmente pode emprestar. Por mais absurdo que pareça, algumas pessoas fazem o que podem e o que não podem para emprestar dinheiro a alguém, e como ninguém esta livre de receber um golpe, caso o dinheiro não retorne, o endividado passa a ser você!

Você nunca deve retirar a sua reserva financeira para realizar empréstimos, pois caso algum imprevisto ocorra você terá que arcar com todos os gastos, e precisará de um dinheiro extra para isso.

Busque mais informações

É importante que você pergunte a pessoa que te pediu o dinheiro qual será a finalidade do empréstimo, assim você saberá se a pessoa realmente precisa naquele momento por alguma emergência ou se ela está com sua vida financeira totalmente descontrolada.

Dessa forma você poderá orientar a pessoa sobre como economizar dinheiro, algumas formas de empréstimos que estão disponíveis no mercado com juros mais baixos, e caso você retire do seu dinheiro para emprestar, saberá quais são as chances de receber ou não o seu dinheiro de volta.

Converse com outras pessoas

Se você é cansado, ou tem um companheiro, é muito importante que vocês conversem para trocar opiniões e decidir se realmente dever emprestar o dinheiro ou não. Essa decisão tem que ser tomada e estar de comum acordo com os dois, até porque essa situação pode gerar um grande problema dentro da sua casa.

Doação

Caso o valor que foi solicitado pelo seu familiar ou amigo seja uma quantia pequena, que não irá afetar sua vida financeira, você poderá optar por doar o dinheiro, até porque o não pagamento da dívida poderá destruir o bom relacionamento que você tem com a pessoa.

Prazos

É importante que você estabeleça quais serão os prazos para o pagamento da dívida, assim como o valor das parcelas e a data de vencimento de cada uma delas, da mesma forma que funciona em qualquer instituição financeira. Você também poderá levar em consideração a condição financeira da pessoa, e quais serão os melhores períodos para que ela consiga quitar a dívida.

Taxas de juros

Muitas pessoas optam por não cobrar taxas de juros quando emprestam dinheiro a um familiar ou amigo, mas é importante pensar que esse dinheiro poderia estar rendendo caso você utilizasse para fazer algum investimento. Se você é daqueles que não abre mão da cobrança de juros e leva um empréstimo muito a sério, determine as datas para realização do pagamento dos juros.

Contrato

Você poderá fazer um contrato, ou melhor, um acordo por escrito onde estarão esclarecidas todas as informações sobre o empréstimo, como o valor total que foi emprestado, os prazos e datas para pagamento da dívida e cláusulas que contenham qual serão as conseqüências em caso de não pagamento do empréstimo. Essa é uma forma de aumentar as chances de recebimento da dívida, e não se esqueça de pegar a assinatura do seu conhecido.

Profissionalismo

Um dos grandes problemas de emprestar dinheiro para familiar ou amigo, é que caso o pagamento não seja realizado, o relacionamento com a pessoa não será mais o mesmo, e a amizade será completamente alterada.

Esse é um dos principais problemas quando se fala em empréstimo para pessoas conhecidas.

Caso o empréstimo não seja pago conforme o que combinado e estabelecido no acordo, você poderá cobrar, mesmo que seja uma situação muito constrangedora. Para te ajudar no momento da cobrança, vamos falar algumas dicas importantes que você pode utilizar:

  • A pessoa pode ter esquecido da data de vencimento da parcela, por isso, você pode a lembrar, com muita educação;
  • É importante que o você sempre converse da mesma forma como antes, e se possível, sempre busque resolver esses assuntos conversando pessoalmente;
  • Caso ele te informe que não consegue realizar o pagamento dentro do prazo que foi estabelecido, coloque outra data para quitação da dívida;
  • Fale que você precisa do dinheiro, seja sincero, até porque depositou a confiança naquela pessoa.

Ser sincero é um dos pontos fundamentais, mas nunca deixe o tom amigável para trás, para tentar manter o bom relacionamento que sempre tiveram.

Dê opções

Caso a pessoa não esteja conseguindo realizar o pagamento do empréstimo que fez com você, você poderá indicar algumas formas de crédito que algumas instituições financeiras oferecem, para que ele solicite e pague o que te deve.

Aqui no site nós temos várias dicas sobre empréstimos, as taxas de juros que são cobradas e as melhores instituições que oferecem esse serviço, clique aqui e fique por dentro de todos os detalhes.