Cartão Cidadão: saiba como recuperar, realizar o cadastramento e desbloqueio da senha do seu cartão Caixa

Senha Cidadão: porque é importante ter a senha do seu cartão?

Pelo fato do cartão cidadão não ser utilizado frequentemente e não ter uso contínuo pelas pessoas, é muito comum que os usuários acabem perdendo a senha de utilização do cartão. Isso acontece porque normalmente as senhas são gravadas à medida que o cartão vai sendo utilizado, e quanto mais ele for usado, mais fácil será de decorar essa senha. Por esse motivo é tão importante que você saiba como cadastrar a senha, recuperar em caso de perda, e desbloquear a senha do seu cartão cidadão, que é um dispositivo fundamental para todos os trabalhadores do Brasil.

Cadastramento da senha, como fazer?

Onde cadastrar?

A senha para utilização do cartão Cidadão, também conhecida como senha cidadão, pode ser cadastrada em diversos terminais de atendimento ao cliente, como nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes que estejam vinculados ao CAIXA Aqui, e também indo a uma das agências bancárias físicas e tradicionais.

É importante lembrar, que para criar e cadastrar a senha do cartão Cidadão a presença do titular é fundamental e uma das principais exigências estabelecidas.

Após o cadastramento da senha, o cartão será liberado para ser utilizado por quem recebe os benefícios dos programas sociais e trabalhistas que são governados pela Caixa.

Agendamento para cadastramento da senha

O primeiro passo para realizar o cadastro da senha do cartão Cidadão através das Casas Lotéricas, é realizar o agendamento no canal Caixa Cidadão, através do telefone 0800-726-0207, sendo que o contato com a empresa deverá ser feito através do beneficiário interessado no cadastramento. Entrando em contato através do telefone você conseguirá agendar uma visita para realizar o cadastro da sua senha em uma das agências mais próxima.

Documentos necessários

Para realizar o cadastramento da senha do seu cartão, você precisará levar algum documento pessoal com foto, podendo ser ele, a carteira de identidade, Carteira de motorista (CNH), Carteira de trabalho, Identidade Militar, Carteira Funcional, Passaporte, ou a Carteira de identidade para estrangeiros, caso você seja um.

Para começar a utilizar o seu cartão, logo após o cadastro da senha, deverá ser assinado um termo de responsabilidade pelo beneficiário. No caso da necessidade de recuperação ou desbloqueio da senha, esse termo será de suma importância e necessário para o andamento de todo o processo caso isso aconteça.

Desbloqueio da senha Cidadão, como realizar?

É muito comum que o bloqueio da senha do cartão Cidadão ocorra quando o beneficiário vai utilizá-lo depois de muito tempo e acaba esquecendo a senha, ou quando o usuário vai sacar o seu benefício pela primeira vez.

Isso pode gerar o bloqueio ao sacar benefícios como o PIS, PASEP, FGTS ou algumas formas de seguros, fato que é ocasionado na maioria das vezes pela questão da pouca utilização do cartão, o que gera o esquecimento da senha necessária para realizar as operações.

Como ocorre o bloqueio da senha?

O bloqueio da senha do cartão se da como resultado de várias tentativas sem sucesso, em que o usuário tentou colocar a senha de forma incorreta diversas vezes, e caso ele lembre qual a verdadeira senha depois de várias tentativas, a senha do cartão será bloqueada de toda forma e terá que passar pelo processo de desbloqueio.

Desbloqueio da senha

Diferente de como acontece nos cartões tradicionais, o desbloqueio da senha não pode ser realizado através do site ou pelo telefone, sendo necessário o comparecimento a uma das agências Caixa ou nas Casas lotéricas que ficam mais perto de onde o beneficiário mora.

O termo de responsabilidade que foi assinado e entregue ao beneficiário após realizar o cadastramento da primeira senha, deve ser levado pelo beneficiário no momento de realizar o desbloqueio.

Além do termo, será necessário a apresentação de outros documentos, como CPF, o próprio cartão Cidadão e outro documento pessoal com foto. Assim será possível realizar o desbloqueio da senha nas Casas Lotéricas ou na agência da Caixa escolhida pelo beneficiário.

Recuperação da senha

Outro fato comum de ocorrer com os usuários do cartão Cidadão, é a necessidade de recuperação da senha, quando o beneficiário apenas esqueceu ou acabou perdendo o papel onde estava anotado o código do seu cartão, fato que ocorre pelo mesmo motivo do bloqueio da senha, sendo a pouca utilização do cartão.

Para os usuários que precisam realizar a recuperação da senha do seu cartão Cidadão, as etapas são as mesmas daqueles que realizaram o bloqueio por várias tentativas erradas. Caso esse seja o sue caso, você poderá procurar uma agência da Caixa ou Casas Lotéricas mais próxima para realizar o cadastramento da nova senha do seu cartão Cidadão.

Com todas essas informações você poderá utilizar o seu cartão Cidadão com muito mais comodidade, e caso algo aconteça, é só lembrar de todas as dicas para voltar a usar a usá-lo normalmente.