Como conseguir um financiamento? 5 dicas que você precisa saber para solicitar o financiamento para sua empresa

Com a crise financeira que assola o mundo e o Brasil, várias empresas buscam alternativas e formas de fugir e sobreviver em meio a tanta dificuldade financeira.

A primeira opção que vem na cabeça de muitas pessoas é em solicitar um financiamento, mas nem todo mundo consegue, uma vez que uma série de critérios são estabelecidos pelas instituições financeiras e devem ser obedecidos por quem solicita esse crédito.

Se você esta pensando em solicitar um financiamento e ainda tem dúvidas de como fazer para se livrar dos problemas financeiros, vamos mostrar 5 dicas muito importantes que irão te ajudar nesse momento!

1-   Aumente o fluxo de caixa do seu negócio e faça sua empresa crescer

Veja as principais fontes de financiamento com juros baixos do mercado

Uma das formas de aumentar e melhorar o fluxo de caixa da sua empresa é através da solicitação de um crédito que permitirá que você tenha mais capital de giro. O grande problema dos financiamentos são as taxas de juros que são aplicadas sobre o valor, que muitas vezes podem ser abusivas e absurdas. Mas uma das dicas que damos é que caso você realmente queria um financiamento, busque quais são as taxas de juros que cada instituição aplica, e saiba que existem bancos públicos como o BNDES que aplicam taxas de juros menores e oferecem melhores condições de pagamento.

Compare as taxas que são colocadas por cada banco que disponibiliza esse tipo de crédito para empresas, saiba os valores de entrada e decida qual a melhor opção de financiamento para o seu negócio.

2-   Fundo perdido

Outra alternativa para fugir da crise além dos financiamentos são as possibilidades que são liberadas pelo governo, mas, para obter algum tipo de apoio governamental como no caso dos fundos, são estabelecidos critérios e etapas muito rigorosas para solicitar e pegar o dinheiro.

Mas, se a sua empresa se encaixar dentro dos critérios estabelecidos você poderá sim contar com a ajuda governamental que pode fazer o seu negócio deslanchar.

O Fundo Perdido é um recurso do governo liberado para incentivar projetos de empresas que sejam inovadores, e que tenham o objetivo de instala recursos tecnológicos que ainda não são desenvolvidos.

Como falado anteriormente, existe uma série de critérios que são avaliados antes da liberação do crédito, por isso, faça uma análise e verifique se a sua empresa se encaixa em tudo que é preciso, e se sim, você poderá se candidatar para receber o recurso que poderá te ajudar muito a fugir da crise.

3-   Investir em programa tributário e revisão fiscal

Faça sua empresa crescer! - Provenco

Como forma de aperfeiçoar e diminuir os impostos que são pagos pela sua empresa, um planejamento tributário adequado é fundamental e pode te ajudar muito a escapar das dificuldades financeiras.

Como forma de economizar futuramente com os impostos que serão pagos, a revisão fiscal é de extrema importância e pode permitir que você reconquiste créditos de impostos que são de direito da empresa, previsto pela Receita Federal.

Com isso sua empresa poderá receber certa quantia de impostos que já foram pagos anteriormente, e assim você poderá usar esse dinheiro para investir no seu negócio. Verifique como funciona, e corra atrás daquilo que pode te ajudar muito.

4-   Antecipação de pagamentos

Realizando o pagamento das suas contas em dias e se possível de forma antecipada, faz com que as instituições financeiras vejam a sua empresa com bons olhos, e liberem o financiamento com mais facilidade.

O recomendado é que as contas sejam sempre pagas antes da data de vencimento, e nunca deixadas para pagar depois, acumulando os pagamentos pois a sua empresa pode ser prejudicada com os atrasos.

Algumas empresas até oferecem certo desconto quando o pagamento das dívidas é antecipado, assim você poderá economizar e ainda mostrar para as instituições financeiras que você é um bom pagador e realmente pode solicitar o seu financiamento.

5-   Reduzir custos

04 boas razões para a sua empresa captar um financiamento

Um dos pontos fundamentais e muito importantes que devem ser pensados em todos os momentos é em reduzir os custos, isso porque poderá te ajudar a melhorar seu negócio e sobreviver à crise.

Podem ser adotados recursos que te ajudarão a reduzir gastos que podem sim serem diminuídos, como meios tecnológicos para reduzir custos e despesas com os mais diversos tipos de serviços.

Atualmente a tecnologia tem sido favorável na vida de muitas pessoas, e nas empresas não é diferente. Você pode usá-las como meio de economia, seja através de métodos que reduzirão a conta de energia elétrica, conta de telefone, internet e em vários outros aspectos.

Reduzindo os gastos e custos você conseguirá economizar e usar o capital de maneira positivo em outros setores que estiverem precisando dentro da sua empresa, assim você poderá crescer e desviar da crise.

Comece agora mesmo a pensar em todas as dicas que foram faladas aqui, e pense em alternativas que podem fazer com que a sua empresa fuja da tão temida crise financeira.