Saiba como funciona a plataforma Netflix e fique por dentro de todos os detalhes!

Com grande crescimento nos últimos anos, a Netflix, que oferece serviços de streaming, disponibiliza aos seus usuários grandes títulos da televisão e também do cinema. A Netflix veio agradando seus usuários e o público em geral através da produção de conteúdos próprios de exclusividade da plataforma. E ela não para por ai! Além disso, ela tem permitido que seus assinantes aproveitem de uma internet mais rápida, com mais velocidade.

Nesse artigo iremos te deixar por dentro de todos os detalhes a respeito da plataforma!

Aqui você irá saber todos os detalhes, como funciona, os pontos positivos e negativos da utilização da Netflix e os valores dos pacotes que são cobrados para ter acesso à plataforma!

Como foi criada a empresa Netflix?

Ela foi criada no ano de 1997, nos EUA, e inicialmente funcionava através dos correios, como forma de entrega de DVD pela empresa. Depois, passou a oferecer serviços de streaming através da análise do que o mercado estava buscando.

Esse novo tipo de serviço oferecido pela Netflix começou a funcionar em 2007, no seu país de origem, os Estados Unidos, e alguns anos depois, em 2010, chegou também no Canadá. Atualmente, como uma das maiores empresas que oferecem serviços de streaming, ela tem atuação em grande parte do mundo, levando seus conteúdos e títulos a mais de 190 países distribuídos ao redor do mundo inteiro.

A Netflix apresenta e apresentava estúdios parceiros da empresa, em que inicialmente proporcionava aos seus usuários, apenas séries, filmes e documentários gravados e feitos por esses parceiros. Mas, a Netflix começou a investir em sua própria produção, e no ano de 2013, colocou no ar a série House of Cards, lançando sua primeira produção própria e original.

A Netflix disponibiliza planos e catálogos diferenciados para cada país, de forma a oferecer seus serviços de maneira personalizada e direta, de acordo com o que cada país tem costume de procurar, sendo esse um dos grandes diferenciais da empresa.

Como é o funcionamento da plataforma da Netflix?

A Netflix oferece serviços de streaming, e assim você pode escolher o que assistir e o melhor momento para isso.

Grande parte dos conteúdos oferecidos pela empresa são assistidos online, e por isso, para assistir seu vídeo sem ser interrompido, sem ele travar, é preciso que se tenha um bom sinal de internet, ou seja, utilizando um internet banda larga melhor, você tem sinal melhor para assistir o que deseja.

Mas a plataforma ainda oferece aos seus usuários a possibilidade de assistir sua série quando estiver offline, mas para isso, é necessário que seja feito o download do que deseja assistir. Entraremos em mais detalhes sobre essa opção oferecida mais adiante.

Pontos positivos e negativos da plataforma Netflix

Um dos pontos positivos e principal vantagem oferecida pela empresa, é que através do pagamento de uma taxa mensalmente, com preço justo e mais barato quando comparado a outras empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço, como a HBO, que cobra taxas mais caras em relação à Netflix, o usuário tem acesso a vários conteúdos disponíveis na plataforma para usar quando e onde quiser.

A possibilidade de baixar a série ou filme para assistir mesmo quando não tiver acesso à internet, trás uma grande praticidade e facilidade para assistir o seu conteúdo preferido a qualquer momento.

As produções próprias da Netflix é outro diferencial da empresa que tem agradado bastante os mais diferentes públicos, por causa da grande variedade de conteúdos oferecidos.

Um dos pontos negativos da plataforma é por ela não apresentar muitas variedades de filmes blockbuster que forem recentemente lançados, e, além disso, os conteúdos são inovados e renovados constantemente, e por isso, nem sempre aquele conteúdo estará disponível para ser acessado e assistido.

Quais os valores dos pacotes mensais para ter acesso à plataforma Netflix?

A Netflix disponibiliza para o Brasil 3 opções de planos, sendo que a quantidade de pessoas que terá acesso à plataforma ao mesmo tempo é a diferença entre cada um dos tipos oferecidos. Além disso, a qualidade e resolução de exibição dos conteúdos variam de acordo com o plano escolhido na contratação, podendo ser ela de três formas de definição: padrão (SD), alta (HD) ou ultra-alta (Ultra HD).

Mensalmente os usuários devem pagar o plano, que pode ser escolhido com taxas a partir de 19,90.

  • Plano Básico: Assinando o plano básico o usuário poderá assisti os conteúdos em um único dispositivo por vez, onde a definição padrão estará disponível para assistir os conteúdos da plataforma. (1 tela SD).
  • Plano Padrão: Assinando o plano padrão o(s) usuário(s) poderá assistir os conteúdos em 2 aparelhos ao mesmo tempo, onde terá acesso à alta definição. (2 telas HD).
  • Plano Premium: Assinando o plano Premium é possível assistir os conteúdos em até 4 dispositivos ao mesmo tempo, com qualidade e definição HD/Ultra HD 4K.

Como é realizado o pagamento da taxa cobrada mensalmente?

A empresa disponibiliza algumas opções de pagamento, e você pode consultá-las no site da Netflix, clicando aqui. Contratando o pacote mensal, você deverá escolher a melhor forma de pagamento e o valor que deseja pagar todo mês, sendo que ele deverá ser pago até que você decida cancelar a assinatura.

O dia em que for feito a assinatura do pacote será o mesmo dia que a mensalidade será cobrada, ou seja, se você realizou a inscrição no dia 10, todo mês, no dia 10 o valor referente ao pacote será cobrado.

Caso você não queira mais ser usuário da plataforma, poderá realizar o cancelamento a qualquer momento, sem nenhuma taxa.

Use o 1º mês gratuitamente na plataforma Netflix!

A Netflix disponibiliza o primeiro mês gratuitamente, isso para quem quer conhecer e experimentar a plataforma, e também para quem realizar a assinatura do plano. Assim, todos tem o primeiro mês grátis!

Para quem esta experimentando a plataforma, se quiser continuar utilizando, o valor referente ao plano será cobrado de maneira automática, não sendo necessário fazer nada para isso. Mas, caso não queria mais ser usuário, é simples! Basta fazer o cancelamento da assinatura antes do dia da cobrança e renovação, que corresponde ao mesmo dia que foi feito a contratação do plano.

como funciona a netflix

Quanto de internet é necessário para acessar os conteúdos oferecidos e disponibilizados pela Netflix?

Uma das preocupações de quem acessa e assiste os conteúdos da Netflix pelo celular, é a quantidade de internet que será consumida do pacote de dados. Isso porque, utilizar toda a internet disponível assistindo filme não é algo que todo mundo quer.

A quantidade de internet consumida varia e dependerá da qualidade de reprodução dos conteúdos, sendo necessário aproximadamente 1 GB de internet por hora para assistir vídeos com definição padrão, e 3GB por hora para aqueles com alta definição, ou seja, quanto melhor a definição mais internet será gasta.

No site da Netflix você pode obter informações sobre como funciona a diminuição do uso de dados, que é possível fazer.

Cada plano tem certa definição e resolução para transmissão dos vídeos, e por esse motivo, cada um deles necessita de uma determinada quantidade e velocidade de internet, mas, por se tratar de uma plataforma de streaming, é necessário, no mínimo, 1,5 Mpbs.

Download de conteúdos disponíveis na plataforma da Netflix

Uma das principais vantagens da Netflix é permitir que os seus conteúdos sejam baixados para assistir mesmo quando você estiver offline, onde e quando quiser.

Fazer o download da série favorita é uma ótima opção para quem quer economizar ou não possui internet em todos os momentos, e assim, é possível assistir os episódios em qualquer lugar, mesmo onde não tem conexão e até mesmo sinal de telefone.

Para baixar os títulos que deseja, é simples! Basta ter o app da Netflix no seu celular, ou qualquer outro dispositivo móvel que tenha iOS, Android ou Windows 10.

Como a Netflix mudou a maneira com vemos TV | EXAME

Como baixar os conteúdos na plataforma Netflix?

Nem todos os títulos da plataforma estão disponíveis para serem baixados, por isso, primeiro é necessário analisar se o vídeo que você deseja apresenta essa opção. Se estiver disponível para download, é só:

  1. Clique e selecione a série, filme ou documentário que quer baixar
  2. Clique na opção download que aparecerá na página de descrição
  3. Caso o conteúdo que você deseja baixar seja uma série, o ícone com a opção de download aparecerá ao lado de cada episódio disponível na plataforma
  4. Quando o download estiver concluído, o vídeo estará disponível no aplicativo na seção “Meus downloads”.

A plataforma disponibiliza que sejam baixados até 100 conteúdos no dispositivo de sua escolha.

A cada título, episódio ou filme assistido, você tem a opção de excluí-lo, o que é uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço de armazenamento no celular.

Ações da Netflix e outras podem se beneficiar do efeito quarentena ...

Quais conteúdos são disponibilizados na plataforma da Netflix?

Além de produções próprias que tem ganhado os usuários da plataforma, através de séries como Stranger Things e Black Mirror, que tiveram muita audiência e foi indicado ao Emmy em 2018, a Netflix também apresenta parceria com estúdios e por isso oferece aos assinantes títulos premiados que não são de autoria própria, como filmes, séries, documentário e desenhos.

Os conteúdos disponibilizados na plataforma são diferentes para cada país e sofre modificações com o passar do tempo. O catálogo da Netflix é escolhido de acordo com alguns critérios, que são selecionados pela empresa, são eles:

  • Direito exclusivo dos títulos que são de cada empresa em determinado momento
  • O fornecedor do conteúdo colocar à venda o direito de transmitir o título
  • Sucesso e popularidade do conteúdo
  • Custo
  • Sazonalidade e disponibilidade local do conteúdo

“Recomendações para você”: funcionamento dessa opção na plataforma da Netflix

A Netflix utiliza de alguns artifícios para recomendar conteúdos e títulos que podem ser interessantes para você, avaliando o gênero, idioma, o percentual de episódios que foram assistidos, e até mesmo as avaliações que você deu.

Essas informações são utilizadas para personalizar o seu catálogo e indicar conteúdos que podem ser do seu interesse, sendo que, a Netflix resguarda e protege todas essas informações.

como funciona a netflix

Dispositivos que podem acessar e são compatíveis com a Netflix

Para assistir os conteúdos da plataforma é necessário ter acesso à internet, e que o dispositivo ou aparelho utilizado seja compatível com o software, como as Smart Tvs, smartphones, tablets ou algum aparelho intermediador, como vídeo game, aparelhos de transmissão online e decodificadores.

Consigo ter acesso à Netflix nas TVs normais?

A plataforma não consegue ser acessada em TV tradicionais, que não são Smart, a não ser que tenha algum meio ou dispositivo, como videogame ou aparelhos de transmissão online, intermediando todo o processo.

Mas atualmente, existem diversas TVs Smart disponíveis no mercado, e algumas já possui no controle remoto o botão específico da Netflix que vai direto para a plataforma.

Antes de efetuar a compra de qualquer aparelho, certifique-se de que ele é compatível com a plataforma da Netflix, e assim, é só aproveitar!

Assinando e contratando o plano oferecido pela Netflix

Como falado anteriormente, o primeiro mês é gratuito, isso mesmo, você pode assistir filmes, séries e documentários, tudo gratuitamente! E para contratar o seu plano é super simples!

  • O primeiro passo é definir qual o plano deseja assinar
  • Depois será necessário criar uma conta, usando o seu endereço de email e colocando uma senha
  • Agora é só selecionar a melhor forma de pagamento para você, podendo ser pago através do cartão de crédito, pré-pago ou de débito, débito automático em conta, ou através do cartão da Netflix e Itunes.

Depois disso, tudo pronto! Você pode começar a utilizar a plataforma Netflix como quiser.

Se por algum motivo quiser realizar o cancelamento do seu plano e parar de utilizar a plataforma, ele pode ser efetuado a qualquer momento, e não será cobrada nenhuma tarifa para isso, basta acessar o site da empresa.

Caso o cancelamento seja feito antes do dia do pagamento, antes que termine o período de faturamento, você poderá continuar usando a Netflix até o final desse período.

Por exemplo, se o cancelamento do plano for efetuado no dia 10, mas a renovação mensal ocorre somente no dia 30, você poderá continuar acessando a plataforma até o dia 30 correspondente ao mês do cancelamento.

E se depois você decidir voltar a utilizar a Netflix, é simples! Basta reativar a sua conta e voltar a usar.

Você já usou a Netflix? É assinante da plataforma? Conte pra gente como é ou foi sua experiência com a empresa e qual o plano você utiliza!