Saiba sobre Fintechs e Bancos Digitais: eles podem te trazer muitos benefícios

Os bancos digitais também conhecidos como fintechs estão sendo cada dia mais comentado e discutido, por especialistas e até mesmo em sites e blogs. Com a modernização das transações bancárias, as empresas financeiras obtiveram uma grande melhoria através da tecnologia. Para não ficarem para trás, várias instituições estão tendo que se modernizar e se adaptar com tais modificações intensas que ocorreram.

Os bancos digitais por terem menos custos operacionais, conseguem oferecer seus serviços sem a necessidade do pagamento de taxas, o que não acontece nos outros tipos de banco. Diferentemente dos bancos tradicionais, os digitais permitem que você realize transações sem cobrar qualquer tipo de taxa, como por exemplo, DOC e TED, além de cartões de crédito sem anuidade, inclusive os internacionais.

Afinal, o que são fintech e bancos digitais? Veja aqui o que são cada um deles e como você consegue ganhar com tudo isso.

Entenda o que são bancos digitais e fintech

Apesar de não ser mais novidade, grande parte dos brasileiros ainda não sabem o que são, e muitos ainda os desconhecem. A lamentável educação financeira do Brasil é uma das causas do desconhecimento. Mesmo que você ainda não saiba a diferença e o que significa cada um deles, somente por buscar o conhecimento demonstra que você faz parte da pequena parte da população brasileira que procura saber mais sobre o mundo financeiro.

Fintech                                            

Trazendo um desenvolvimento de ponta, trata-se de empresas que conseguiram redesenhar o mercado financeiro de forma tecnológica. Originado do inglês, a palavra fintech significa financeiro e tecnologia. Como o próprio nome diz, essa inovação junta a tecnologia aplicada ao mercado financeiro.

Fintech e bancos digitais são coisas diferentes. Apesar dos dois se tratarem de metodologias relacionadas à tecnologia, os serviços oferecidos e prestados por cada um deles podem ser diferenciados.

Voltadas para determinada área em específico, as fintech trazem maior praticidade. Quando se fala, por exemplo, de fintech de pagamentos, elas facilitam as negociações de serviços.

Elas podem oferecer maquininhas de cartão para sistemas de pagamento e cartões de crédito, como faz a tão conhecida Nubank, que apresenta grande procura por cartões de crédito onde não são cobradas taxas, como a de anuidade.

Depois do Nubank, surgiram várias modalidades de fintechs, onde cada uma delas apresenta serviços específicos de acordo com cada modalidade. Como exemplo existe as fintechs de Bitcoins, de controle financeiro, entre vários outros. São todos serviços financeiros de forma digital, com a utilização de dados criptografados e instantâneos.

Saiba mais sobre os bancos digitais

Os bancos digitais tratam-se de instituições financeiras que disponibilizam os seus serviços de forma digital, oferecendo uma grande variedade de produtos, sendo que a maior parte deles é realizada de forma digitalizada.

Através dos bancos digitais, você consegue realizar pagamentos, transferências, depósitos e até mesmo fazer os seus investimentos, tudo isso de forma fácil, sendo necessário apenas um smartphone, ou qualquer outro meio eletrônico que possa ser conectado à internet.

A diferença entre o banco digital e a fintech, é que o banco possui registro de instituição financeira junto ao Banco Central como um banco, além da grande variedade de serviços que podem ser prestados, já as fintech não possuem registro, mas mesmo assim são regulamentadas de forma correta e segura, sendo assim, confiável.

A Nubank inicialmente era uma fintech, a mais conhecida do Brasil, e hoje apresenta o registro de instituição financeira reconhecido pelo Banco Central, fazendo assim com que ela se tornasse a primeira fintech a se transformar um banco digital no Brasil.

Hoje a maioria dos bancos tradicionais já apresenta transações que podem ser realizas de forma digital, o que faz com que eles transitem de forma a futuramente mudarem o seu status. As fintechs investem em tecnologia avançada desde que entrou no mercado, o que constitui uma das suas vantagens. Usando as fintechs e bancos digitais você se beneficia com praticidade, de forma rápida, com economia de dinheiro e principalmente, com segurança.

Fintechs e bancos digitais: são tantas vantagens que você tem muito a ganhar

Apresentam diversas vantagens que podem ser garantidas de forma fácil e seguras através de propostas tecnológicas, que com toda certeza, adiantam o que precisaria ser feito na fila de um banco, permitindo que o cliente consiga resolver suas questões financeiras por meio da internet, sem perca de tempo. Existem diversas vantagens de usar esses serviços digitais, você só irá ganhar com isso! Mostraremos quais:

  • As transações financeiras podem ser realizadas de forma rápida;
  • Pela utilização de dados criptografados avançados, lhe garante maior segurança;
  • Você pode realizar diversas transações financeiras de onde estiver, mesmo que seja de outro país, sendo necessário apenas estar conectado a uma rede de internet;
  • Ausência da taxas, ou caso exista alguma, elas serão reduzidas;
  • Você consegue abrir sua conta de forma fácil, sem burocracia;
  • Você consegue  acompanhar todos os seus gastos, que são atualizados rapidamente, de forma moderna;
  • Cartão de crédito sem a taxa de anuidade;
  • DOC ou TED, nunca mais! Faça transferências sem cobrança com as fintechs e bancos digitais;
  • Você ainda pode investir, escolhendo entre renda fixa e variável;
  • Por apresentarem baixo custo operacional, pode permitir a isenção de taxas e redução dos valores repassados aos clientes;
  • Sem greve! Nos bancos digitais e fintechs, greves não acontecem.