O que é e como funciona o Score?

Umas das frases mais ditas pelos consumidores são “não tenho Score suficiente para conseguir tal cartão” ou “como aumento meu Score?”. Para que você fique por dentro de todos os detalhes e saiba como funciona essa pontuação e como realizar a consulta da sua, iremos explicar direitinho além de te mostrar um passo a passo super fácil.

Quando você solicita um cartão de crédito, o banco ou financeira que você escolheu realiza uma análise de crédito completa para depois fazer ou não a liberação do cartão, e um dos critérios analisados e recurso fundamental nessa avaliação, é verificar como está o seu Score.

Resumidamente, o Score é a ferramenta que mede sua “confiança”, ou seja, se você é realmente um bom pagador ou não, e o quanto as agências bancárias podem depositar crédito nela.

Pontuação baixa

Se você tem uma baixa pontuação no Score, isso pode estar totalmente ligado em como é a sua vida financeira e o seu histórico de pagador. Devido a isso, é bom reforçar o fato de que você nunca deve gastar mais do que pode pagar, evitando assim, que você faça dívidas e se torne nagativado, o que fará com que sua pontuação caia. Atrasos, dívidas e nome sujo são as maiores causas do Score de crédito baixo.

Existem hoje algumas opções de cartões com aprovação imediata, mas eles não te oferecem todos os recursos disponibilizados e geralmente não fazem uma análise rigorosa e criteriosa antes de liberar o cartão, e nem exigem renda mínima, por isso sua solicitação tem mais chances de ser aprovada.

Como é gerado?

Você ganha uma avaliação/nota de 0 a 1000, e logo após é inserido a um grupo de pessoas que possuem comportamento financeiro igual ao seu.

O Score é formado por uma série de fatores, os principais deles são: pagamentos de conta dentro do prazo, histórico de dívidas não quitadas, todo seu relacionamento financeiro com as instituições, e claro, os dados atualizados em sites como SPC e Serasa.

Como aumento?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm e que gostariam de saber, afinal, ter crédito aprovado é do interesse de todos. O seu Score é avaliado não só na hora de solicitar cartões de crédito, mas em qualquer tipo de crédito que você queira pedir em instituições financeiras, como no caso dos empréstimos e financiamentos. Para obter um alta pontuação você deverá seguir todas essas dicas:

  1. Negocie suas dívidas: Se você está no vermelho por causa de uma conta realizada a anos atrás, é importante que você tente entrar em contato com a empresa em que possui o débito em aberto e tente negociar o pagamento.
  2. Mantenha todos os seus dados atualizados: É importante que você mantenha os seus dados e informações sempre atualizadas, tanto nos bancos como nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa.
  3. Não atrase o pagamento das suas contas: É muito importante que você tenha um bom histórico financeiro, e para isso é necessário que todas as suas contas sejam pagas em dias, sem atrasos, e antes da data de vencimento caso seja possível. Torne-se um bom pagador ou deixe bem claro que você já é.

Alerta: É recorrente vermos pessoas que acabam emprestando seu cartão de crédito para terceiros e acabam ficando negativadas por não terem efetuado o pagamento da dívida. Então, é sempre bom ficar de olho em quem você está pensando em emprestar o cartão, se possível não emprestar, uma vez que, dívidas feitas são de total responsabilidade do titular. E caso as contas não sejam quitadas, o seu nome fica sujo!

Como faço para consultar?

Para que você saiba qual a sua pontuação no Score não tem dificuldade alguma, e para te ajudar vamos ensinar como você deve fazer.

Primeiro é necessário que você acesse o site: serasaconsumidor.com.br/score/

Depois, clique na opção “Cadastre-se” que aparecerá no canto superior direito.

Agora, você tem a opção de entrar com sua conta do Google, ou se preferir, é só preencher os campos com todos os seus dados informando seu nome completo (sem abreviação), CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail.

Logo após informar todos esses dados a sua pontuação de crédito estará disponível e aparecerá na tela.

Vale lembrar que fica a critério de cada instituição financeira usar ou não o score como critério de aprovação e solicitação do cartão. As empresas podem escolher se vão ou não usar esses dados na hora de analisar a sua solicitação. Mas é importante que você saiba que grande parte delas analisam sim qual o Score do cliente antes de liberar o cartão ou qualquer outra forma de crédito, até porque eles querem garantia de você vai pagar todos os gastos que fizer. Então, para não correr o risco de ter o seu cartão de crédito negado, sempre busque manter a sua pontuação alta.

Se você gostou desse post e deseja mais dicas como essa, fique ligado no nosso site. Aqui você encontra as melhores informações sobre finanças pessoais, dentre outros assuntos de extrema importância para todos!