A Guiana pode crescer até 14 vezes mais que a China devido ao petróleo, entenda:

A Guiana é um país que faz fronteira com o Brasil, Venezuela e Suriname, e a previsão para o ano de 2020 é que ela cresça até 14 vezes mais que a China, devido ao Petróleo presente no país.

A economia da Guiana

Desde o início dos anos 2000, a economia da Guiana tem apresentado um crescimento relevante, devido a sua expansão dos setores agrícola e mineira. Segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional, a previsão é que no ano de 2020 o país tenha um aumento de 86% do seu PIB (Produto Interno Bruto), o que poderá fazer com que o país tenha um desenvolvimento 14 vezes maior do que é visto atualmente.  

E as previsões não param por aí, uma vez que o seu crescimento tende a se estender com o passar dos anos, sendo que o PIB poderá chegar a US$15 bilhões até 2024!

A população e o território do país

A Guiana possui atualmente cerca de 780 mil habitantes, com um território que abrange uma área de 214.970 km2, sendo que a renda per capita de todo o país deve sofrer um aumento significante devido à elevação das riquezas que estão sendo produzidas lá. Segundo Perry Holloway, o embaixador americano da Guiana, Luxemburgo atualmente apresenta a maior renda mundial, mas que a Guiana poderá ultrapassá-lo e se tornar o país mais rico do planeta.

Mas qual o motivo?

Todo esse processo acontecerá devido ao petróleo que foi descoberto no Oceano Atlântico que banha o país, através da maior operadora de commodity de lá, a ExxonMobil, que descobriu uma reserva de mais de 5,5 bilhões de barris de petróleo.

Em um entrevista feita à CNBC, Natalia Hidalgo disse que todas as expectativas de todo o crescimento do país se da pelo fato dele possuir a maior reserva de petróleo do mundo inteiro, sendo contabilizadas mais de 3.900 barris, o que ultrapassou a Arábia Saudita que apresenta cerca de 1.900.

Doença Holandesa

Você já ouviu falar nessa expressão? A expressão ‘’Doença Holandesa’’ se refere ao país que descobre determinada riqueza em recursos naturais, o que gera uma grande preocupação nos analistas. O crescimento da economia faz que ocorra a valorização da moeda local, o que acaba prejudicando a procura e os atrativos de todos os demais produtos no país. Muitas vezes a descoberta de novas e valiosas reservas naturais faz com que toda essa situação não seja positiva, e sim considerada uma maldição, devido à corrupção e proteção exagerada aos recursos, que nesse caso é o petróleo.

A interferência positiva do Petróleo na economia do mundo todo

O petróleo nada mais é do que um óleo originado de pedras, através da combinação e união de elementos moleculares, o hidrogênio e o carbono. A substância oleosa é originada a partir da decomposição de seres que ocorreu no fundo dos lagos e mares a milhões de anos atrás, através da movimentação da crosta terrestre que gerava uma pressão nesses seres, o que fez com a substância fosse formada com diferentes tonalidades de negro e castanho, e que com um cheiro fortemente conhecido e característico do petróleo.   

No início do século XVIII o uso do petróleo passou por uma expansão e ele passou a ser utilizado comercialmente para diversos setores e funções, até mesmo para geração de iluminação e criação de diversos tipos de motores. O que muitas pessoas não sabem é que o petróleo serve como matéria-prima para produção de diversos produtos essenciais na nossa vida, não sendo utilizado apenas como fonte energética, sendo ele uma das reservas naturais existente mais valiosa.

O petróleo é atualmente uma das principais e mais importantes matéria-prima empregada em todo o mundo, sendo utilizado como fonte de energia em diversas etapas de produção e também funciona como fonte energética para os diversos tipos de automóveis. Além disso, os seus derivados são utilizados e transformados em diferentes tipos de produtos que utilizamos constantemente no nosso dia a dia, como para a fabricação de detergentes, produtos farmacêuticos, tintas, adesivos, entre diversos outros.

Diversos países como o Japão e os EUA passariam por grandes dificuldades caso o fornecimento desse recurso fosse diminuído e prejudicado, até porque existe uma enorme dependência dessa matéria-prima em diversos setores produtivos. O petróleo é um dos recursos naturais mais cobiçados do planeta, visto que é utilizado em larga escala em diferentes setores, mas é importante saber que assim como qualquer forma de recurso, ele é esgotável, e um dia poderá ser dificilmente encontrado, ainda mais com a facilidade de hoje. Caso isso algum dia aconteça, praticamente todos os setores produtivos serão afetados, dificultando qualquer forma de produção e fonte energética que é comumente utilizada hoje, além de que a economia mundial ficará complemente abalada e prejudicada com tal situação.