13° salário: onde investir esse valor?

Está chegando a hora do 13° salário de empregados que têm carteira assinada e ver esse valor “extra” na conta pode animar muita gente. Com isso, surge a dúvida do que fazer com esse dinheiro e a primeira resposta é não gastar ele com bobagens. Isso porque o décimo é uma excelente oportunidade de começar a investir.

Com isso, vou elencar alguns rendimentos com pouco risco para que o seu décimo terceiro dure o ano todo, com rendimentos positivos e segurança.

O 13° salário vai apenas em renda fixa?

Se você não tem conhecimento de mercado, o primeiro passo é contatar uma corretora ou uma assessoria financeira. Isso porque esses profissionais podem ajudar você a tomar decisões melhores. Mas a princípio, se você está começando, é sugerido que esse valor vá apenas para a renda fixa.

E para isso, temos algumas opções.

Tesouro Selic

A modalidade do Tesouro Selic é uma das mais recomendadas de todas. Isso porque esse Tesouro Direto não tem rendimentos negativos de um dia para o outro, como acontece no Tesouro IPCA e no Prefixado.

O Tesouro Selic opera positivamente todos os dias, atrelado à taxa Selic, não ao CDI. Dessa forma, você terá um rendimento, atualmente, de 7,75% ao ano. E para incentivar você, o Banco Central vai aumentar essa taxa para, pelo menos, 9,25% dentro de poucas semanas.

Por isso, se deseja começar a investir por uma corretora, o Tesouro Selic é uma excelente forma

Fundos de investimentos em crédito privado

Os fundos de investimentos em crédito privado podem fazer o seu 13° salário render acima da Selic. Isso porque esse investimento tem rendimentos maiores por causa de um risco levemente mais alto também.

Por isso, o crédito privado pode ser uma excelente forma de ter rendimentos acima dos 10% já no final do ano. Para o ano que vem, as cifras podem ser ainda maiores, com as expectativas de uma Selic de 11%. Com isso, um crédito privado pode render até 15%, na média do mercado.

Nubank
Foto: Nubank / Reprodução

Conta digital 100% do CDI

Essa é a forma mais indicada, mas tem um porém bastante relevante. Começando pelos prós, investir na conta digital permite liquidez diária e, com isso, você pode resgatar quando quiser. O rendimento será igual ao CDI, levemente mais baixo que a Selic (algo em torno de 0,1% mais baixo).

Contudo, nas contas digitais você tem acesso fácil ao cartão, o que pode fazer com que você gaste esse dinheiro em besteiras ou coisas fúteis. Dessa forma, se você não tem controle sobre seu cartão, talvez não seja indicado para você. Vale lembrar que guardar o seu 13° salário pode ser uma excelente forma de começar a investir.

Fundos atrelados ao IPCA

Não é indicado para investir 100% do seu 13° salário, mas você pode, sim, colocar parte dele em um fundo de investimento atrelado ao IPCA. Mas e porque não no Tesouro IPCA? Porque o Tesouro IPCA pode sofrer quedas e, como é o seu décimo terceiro, nesse caso não queremos perdas nem prazos grandes para resgate de valores.

Quando caem os valores do 13° salário?

A primeira parcela do 13° salário cai no último dia de novembro, ou seja, 30 de novembro. O valor é referente à metade do atual salário e repõe as perdas dos meses onde o trabalhador trabalha mais de 30 dias.

Dessa forma, a partir do dia 30 de novembro é a sua chance de começar a investir, mudar a sua vida e ter um 2022 mais tranquilo financeiramente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.