Connect with us

Direitos do Trabalhador

Vale-gás: governo vai selecionar novos usuários no segundo semestre?

Publicado

on

Dentro de menos de duas semanas, o Governo Federal retomará os pagamentos do seu vale-gás nacional. O programa que ajuda na compra do botijão de 13kg estará de volta a partir do próximo dia 9, quando os usuários com o Número de Inscrição Social (NIS) final 1 poderão receber a quantia. As informações já foram confirmadas pelo Ministério da Cidadania.

Hoje, estima-se que pouco mais de 5 milhões de pessoas estejam dentro da folha de pagamentos do programa social. Nesse sentido, alguns indivíduos que ainda não conseguiram receber o dinheiro do benefício querem saber se terão uma oportunidade de entrar no projeto a partir de agosto. Segundo o Ministério da Cidadania, a chance existe.

Em tese, o vale-gás nacional é um programa de caráter fluido, ou seja, o número de pessoas que fazem parte da folha de pagamentos pode variar no decorrer dos meses. Entre abril e junho, por exemplo, o Planalto inseriu pouco mais de 29 mil brasileiros. Indivíduos que não estavam na lista puderam entrar no projeto social.

Por outro lado, também há a possibilidade de que o número seja reduzido. Entre os meses de fevereiro e abril, por exemplo, o número de usuários do vale-gás nacional caiu em quase 200 mil. Dessa forma, é possível dizer que algumas pessoas podem entrar no programa, ao mesmo tempo em que algumas que estão dentro da folha de pagamentos, podem sair.

publicidade

Oficialmente, o vale-gás nacional de agosto já será impactado pelas mudanças aprovadas na PEC dos Benefícios. Assim, o programa que antes pagava uma média de R$ 50, vai passar a pagar o dobro deste patamar. Contudo, o texto promulgado no Congresso Nacional não prevê nenhuma mudança em relação ao número de usuários do projeto.

Auxílio Brasil

Trata-se de uma situação diferente da que veremos no Auxílio Brasil. Neste caso, a PEC dos Benefícios prevê a liberação de R$ 26 bilhões para que o Governo não apenas aumente o valor do projeto, como também eleve o número de usuários.

Diante deste cenário, o Governo Federal já prevê que poderá inserir mais de 2 milhões de pessoas de uma só vez na folha de pagamentos do programa social, elevando assim o número total de usuários para a casa dos 20 milhões.

Com o vale-gás nacional, não há previsão de muitas entradas de uma só vez. Dessa forma, o Governo Federal até pode inserir mais pessoas dentro do programa social, mas caso aconteça, não estaremos falando de muita gente.

Vale-gás

Esta é uma situação que preocupa porque o vale-gás nacional é o projeto do Governo Federal que conta com a maior fila de espera. Estima-se que mais de 18 milhões de pessoas estejam aguardando uma vaga.

publicidade

Vale lembrar que estes números não são atualizados desde o final do ano passado. Assim, é de se imaginar que eles possam ser até maiores agora. A fila reúne os nomes das pessoas que cumprem todas as exigências do programa, mas que ainda assim não conseguem receber nada.

O Governo Federal afirma que poderá equiparar o número de usuários do vale-gás ao do Auxílio Brasil. Entretanto, o Ministério da Cidadania alega que o processo é lento e só deve ser igualado dentro de mais três anos.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy