Título de Capitalização: vale a pena?
Em algum momento da sua vida você já ouviu falar o temo “Título de Capitalização”. E mesmo que pareça algo relacionado a imóveis ou automóveis e comumente confundido com consórcio, essa linha financeira não tem relação com nenhuma aquisição. Na verdade, ela tem como função estimular a poupança dos brasileiros, mas na verdade o resultado pode ser outro.
Por isso, hoje você vai entender, de uma vez por todas, o que é um título de capitalização. Além disso, vamos entender se ele vale a pena, ou não.
O que é um título de capitalização?
Um título de capitalização é uma poupança programa pelo cidadão e realizado pelo banco de forma automática. Com diversos prazos, regras e até mesmo rendimentos, esse título precisa ser entendido a fundo antes de ser contratado. Além disso, é preciso lembrar que ele funciona como um “seguro”, mas não é insubstituível.
A maioria desses produtos seguem as mesmas regras. Dessa forma, o banco desconta mensalmente os valores da sua conta e coloca em uma poupança. Essa poupança tem retornos definidos na contratação e normalmente seguem a Taxa Referencial mais algum percentual. Contudo, os rendimentos do título de capitalização sempre ficam abaixo de produtos igualmente seguros do mercado brasileiro e até mesmo da poupança muitas vezes.
Além disso, ao contrário da poupança, ele não é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e, se a instituição financeira tiver algum problema, você pode perder todo o dinheiro aplicado. Ao contratar o título de capitalização, você pode definir entre um pagamento único, um pagamento mensal ou outras periodicidades.
Ainda, vale ressaltar que parte do dinheiro depositado vai para as taxas do título de capitalização. Outra parte vai para cobrir despesas de sorteios periódicos que acontecem nessa modalidade de investimentos e apenas uma terceira parte é que vai, de fato, render.
Foto: Reprodução
Vale a pena?
Por conta do que falamos acima, o título de capitalização é bem claro na questão dos rendimentos. Ele tem juros definidos que incidem apenas sobre uma parte do que você investe. Por conta disso, ele é um dos piores investimentos que você pode fazer, sendo altamente recomendado ficar longe de produtos desse tipo.
Contudo, se você deseja muito criar o hábito de poupar, mas tem dificuldades, existem algumas plataformas que permitem que você invista com o cartão de crédito. Além disso, o hábito de diminuir as despesas comumente levam a pessoa a poupar ainda mais dinheiro.
De uma forma geral, o título de capitalização beneficia apenas os bancos e os vencedores do sorteio. Por isso, os especialistas comumente associam esse produto a bilhetes lotéricos, mas com regras diferentes. Vale lembrar, ainda, que mesmo que você queira aderir a um, é importante que você compare as taxas e veja qual possui o maior rendimento. Dessa forma, é preciso estudar bem os termos do contrato antes de fazer qualquer escolha.
O post Título de Capitalização: vale a pena? apareceu primeiro em Brasil123.