Solicitações ao MRP: BSM atualiza procedimentos

BSM atualiza procedimentos e reduz em mais de 70% os prazos de análises de solicitações ao MRP, conforme recente divulgação oficial da Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

Solicitações ao MRP: BSM atualiza procedimentos

Com o objetivo de alcançar melhor eficiência e reduzir os prazos de análise das solicitações dos investidores referentes a ressarcimento de prejuízos, a BSM, autorregulação dos mercados administrados pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), reorganizou sua estrutura organizacional no final do ano passado e formou uma equipe dedicada ao atendimento dos processos do MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízo) e denúncias, a Gerência de Processos de Ressarcimento.

A BSM administra o fundo MRP

Conforme informações oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o MRP é um fundo administrado pela BSM, destinado ao ressarcimento dos prejuízos sofridos por investidores em decorrência de ação ou omissão de Participantes na prestação de serviços de intermediação ou custódia de valores mobiliários, limitado a R$ 120 mil.

Os novos procedimentos criados pela equipe aumentaram a velocidade de tratamento para novos casos e, em abril, a BSM obteve redução de aproximadamente 35% do estoque de casos e atingiu a mínima histórica dos últimos quatro anos, explica a Bolsa de Valores do Brasil (B3) através de recente divulgação realizada em sua plataforma oficial.

De acordo com informações da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o objetivo da BSM é aumentar a agilidade na resposta das solicitações dos investidores, sem perder a qualidade do atendimento

Dados oficiais

Em 2020, foram novas 1.077 solicitações, sendo 601 processos julgados e 132 tiveram recurso endereçado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), conforme dados oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Em 2021, foram novas 787 solicitações, 460 processos julgados e 107 tiveram recurso endereçado à CVM. Com a aceleração e mudanças implementadas pela BSM, no primeiro quadrimestre de 2022, foram, até o momento, 221 solicitações, 299 processos julgados e 64 tiveram recurso endereçado à CVM.

Formulário digital e maior eficiência 

Além das mudanças estruturais, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) destaca que a BSM realizou outras ações voltadas para aumentar a eficiência como o lançamento de um formulário digital do MRP, que auxilia o investidor a realizar uma reclamação mais eficiente, evitando que a solicitação seja indeferida por falta de informações ou provas. 

A divulgação oficial enfatiza que também foram realizadas ações educativas e informativas como eventos e a publicação da Cartilha do Investidor, que traz dicas valiosas sobre produtos e sobre o mercado de capitais, com intuito de educar e proteger o investidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.