InícioFinanças PessoaisDicasServiços essenciais: Como não ser cobrado pelo banco

Serviços essenciais: Como não ser cobrado pelo banco

Você sabe quais são as tarifas que você paga pela sua conta bancária? Existe uma cobrança na sua conta que o banco realiza automaticamente todos os meses por saques e transferências? Essa é a realidade de muitos brasileiros. Mas você sabia que é possível ter uma conta em qualquer banco sem nenhum tipo débito ou cobrança? Esse é o pacote de serviços essenciais.

Caso você tenha se interessado por essa maneira de reduzir gastos e poupar um pouco do seu dinheiro, não deixe de ler o nosso artigo a seguir. Nós vamos te ensinar como ter uma conta básica.

Serviços essenciais

Desde o ano de 2010 os bancos são obrigados por lei a oferecer um pacote de serviços essenciais. Isso quer dizer que todos os bancos, inclusive o seu, tem este serviço. Neste pacote são oferecidas algumas condições básicas. O objetivo é que os brasileiros possam ter uma conta sem cobranças se for necessário.

Mas você deve estar se perguntando o que este pacote cobre, elaboramos uma lista para você! Ao escolher pelo pacote de serviços essenciais você tem direito de graça a:

  • 1 cartão de débito
  • 4 saques por mês
  • 2 extratos bancários por mês
  • Consulta de extrato por aplicativo e internet ilimitada e sem cobrança
  • 2 transferências para contas do mesmo banco (em DOC e TED)
  • 1 talão de cheque com 10 folhas

Atualmente com o uso do pix as transferências não tem mais cobranças. Sendo assim, a limitação de apenas duas transferências em DOC e TED nos serviços essenciais não deve ser um problema.

Se você é uma pessoa que costuma realizar mais do que 4 saques por mês, também existem soluções. Por exemplo, é possível programar os saques ou os fazer com um valor mais alto para evitar realizar muitas operações.

Como pedir essa conta?

Ficou interessado e gostaria de aderir a este serviço? Pedir por uma conta de serviços essenciais é muito simples. Primeiramente é preciso ir até o banco que você tem conta e informar ao seu gerente o desejo de mudar para esse tipo de conta.

Caso o gerente do banco informe que essa conta não existe ou não está disponível, ele está mentindo! Pois como já vimos os bancos são obrigados por lei a oferecer esse serviço.

Para que não haja dúvida já vá preparado. A resolução do Banco Central que tornou os serviços essenciais obrigatórios é a de número 3919/2010. Informe este número para que haja maior segurança e clareza.

Bancos digitais

Atualmente bancos digitais têm se tornado cada vez mais populares. Muitos destes também não apresentam tarifas em diversos serviços. No entanto, outros cobram uma taxa pela realização de saques. Vale a pena conferir individualmente cada um dos bancos digitais e ver quais deles que não apresentam cobranças. Esses podem ser vantajosos para você.

Outra vantagem! Muitos bancos digitais deixam seu dinheiro rendendo apenas por ele estar na conta. Além disso, alguns destes bancos ainda apresentam rendimentos maiores que a poupança e valor atualizado todos os dias! Vale a pena conferir as possibilidades.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS