Connect with us

Dicas

5 Dicas certeiras para sair das dívidas em 2021

Publicado

on

Você está em meio a uma bola de neve em que as dívidas se acumulam e já não sabe mais como se livrar dessa situação? Então aproveite para conferir aqui 5 dicas certeiras de como sair das dívidas e terminar o ano no azul.

Seja dívida com cartão de crédito, seja com o banco ou ainda com um familiar, o mais importante é conseguir quitar rapidamente as contas atrasadas e queremos te ajudar nisso.

 

Como sair das dívidas?

Homem preocupado com suas dívidas. Fonte: Pexels

Não existe uma resposta pronta, mas, em suma, para sair das dívidas você precisa assumir responsabilidades e ter mais organização ao controlar seu dinheiro.

Pense assim, se tudo estivesse andando bem, você não teria dívidas, certo?

publicidade

Então, para quitar todos seus débitos, você precisa assumir uma nova postura. Nesse sentido, vale alinhar seu estilo de vida com o que seu dinheiro pode bancar e, principalmente, se manter fiel ao que seu planejamento prevê.

 

O que fazer para sair das dívidas: 5 dicas certeiras!

Praticamente todo mundo vai se deparar com contas atrasadas em algum momento da vida. Já foi assim comigo, com vários amigos meus e, provavelmente, esse é o seu caso agora.

Para sair das dívidas e quitar tudo o que está atrasado, temos algumas dicas que vão te ajudar bastante, confira:

 

publicidade

1- Assumir a situação atual

Em primeiro lugar, para que consiga sair das dívidas, você vai precisar assumir que está passando por um momento financeiro difícil e que algo precisa ser feito.

Desse modo, admita para si mesmo que está com dívidas e que precisa tomar uma atitude. É aquilo que já falamos sobre responsabilidade, lembra?

Além disso, comece a mudar seu estilo de vida e aprenda a viver com um pouco menos. Por exemplo, você pode assinar apenas um serviço de streaming de cada vez, assim só paga pelo que realmente está usando.

 

2- Consolidar as dívidas

Depois que entender que é hora de se livrar das contas atrasadas, você precisa juntá-las num papel ou planilha.

publicidade

Ao juntar ou consolidar suas dívidas, lembre-se de colocar o valor, prazo de pagamento, tempo de atraso, juros, credor, etc. Coloque na sua planilha cada real que deve, mesmo para aquele familiar que não cobra juros.

Quando isso estiver feito, você terá uma visão completa do seu saldo devedor.

 

3- Montar um planejamento

Mulher organizando seu planejamento financeiro. Fonte: Pexels

Agora que já conhece quanto deve, para quem, qual a taxa de juros e quanto tempo tem para pagar, chegou a hora de realmente assumir um compromisso.

Ou seja, montar um planejamento financeiro pessoal em que você considere o seu salário, os gastos com contas fixas e com gastos extras. Além disso, parte do seu orçamento precisa incluir o pagamento das dívidas.

Ademais, ao fazer o planejamento para sair das dívidas, sempre tente diminuir seu custo de vida. Isso porque, sobrará mais dinheiro para quitar seus débitos.

publicidade

 

4- Traçar planos e metas

Ainda pensando em planejamento, você precisa traçar algumas metas e planos para conseguir colocar em prática as mudanças necessárias para sair das dívidas.

Nesse sentido, você pode, por exemplo, estipular uma quantia mensal para economizar e negociar com os credores.

Por exemplo, se você coloca como meta quitar uma dívida com cheque especial de R$3000 em 6 meses, então seu plano deve incluir guardar R$500 por mês para isso. 

 

publicidade

5- Renda extra para acelerar o processo

Por fim, a gente sabe que nem sempre sobra muito dinheiro e as dívidas, muitas vezes, são resultados de algum descontrole ou até mesmo imprevisto.

Se cortando gastos, equilibrando as contas e gastando apenas o que ganha (nunca mais do que isso!) não sobra nada para quitar as dívidas, então você precisa de uma outra solução.

A renda extra, nesse caso, pode te ajudar bastante. Afinal, com mais dinheiro no final do mês, fica mais fácil pagar as contas atrasadas.

Além disso, opções é o que não faltam:

  • Vender as coisas que não usa mais
  • Fazer docinhos e salgadinhos de festas
  • Trabalhar como freelancer
  • Ser garçom/garçonete em festas

 

É possível sair das dívidas?

Sim, é possível sim sair das dívidas com alguns passos simples. É claro que o tamanho da sua dívida vai tornar esse processo mais rápido ou não, por isso, você precisa se manter focado nos seus objetivos.

publicidade

Lembre-se que viver sem dívidas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, entre outras contas, é fundamental para nossa qualidade de vida.

Eu mesma, já tive minhas dívidas e coloquei em prática as dicas que estou te dando agora e posso garantir que funciona! Principalmente se você fizer uma renda extra.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.