InícioInvestimentosRenda fixa vale a pena? Saiba mais aqui

Renda fixa vale a pena? Saiba mais aqui

Em 2016 a Taxa Selic chegou a alcançar até 14%. Na prática isso significava um custo maior para contrair empréstimo, mas também que diversos rendimentos em renda fixa apresentavam esta rentabilidade ao ano. Atualmente, apesar de ter subido recentemente, a taxa selic é de 3.5% ano. Por isso investimentos em renda fixa têm diminuído seus ganhos. Sendo assim, muitos têm se perguntado, a renda fixa vale a pena?

Para saber se investimentos nesta modalidade ainda são atrativos acompanhe o nosso texto. Preparamos um guia com indicações de quando investir em renda fixa dependendo de seus objetivos ou perfil de investidor.

A renda fixa vale a pena?

Da mesma forma que diversas outras questões ligadas à economia, a resposta para essa é: depende. A renda fixa vale a pena para algumas pessoas que têm um determinado perfil de investidor, objetivo e tempo de investimento desejado.

Por exemplo, caso você seja jovem e o seu objetivo seja se aposentar no futuro. Neste caso o investimento deve ficar aplicado durante um longo período de tempo e com uma rentabilidade alta. Sendo assim, existem diversas modalidades de Renda Fixa possíveis, como Tesouro Direto e CDBs.

É possível encontrar formas de renda fixa com 9%, 10%, etc. Neste caso a aplicação exige mais tempo. Sendo assim, caso precise do dinheiro rapidamente esta não será a melhor opção para você.

Por fim, a renda fixa vale a pena para aqueles com perfil conservador. Pessoas que têm pouco dinheiro e estão ingressando agora no mercado financeiro não querem perder o seu capital. Por isso vale a pena utilizar a segurança e a garantia da renda fixa.

Reserva de emergência

O ideal seria que toda pessoa tivesse sua reserva de emergência. Esta deve ser composta pelo valor de pelo menos três meses do seu custo de vida. O motivo para juntar este montante de dinheiro é se preparar para situações de emergência. Por exemplo, o desemprego e as despesas inesperadas.

Para que a reserva não perca seu valor ou fique parada é ideal que ela esteja aplicada. Sendo assim, a renda fixa vale a pena por mais um motivo, diversas modalidades apresentam liquidez diária. Em outras palavras, isso quer dizer que é possível retirar seu dinheiro quando necessário e que este irá render enquanto ficar aplicado.

Quem deve considerar a renda variável?

Existe um ditado que diz que não se pode colocar todos os ovos em apenas uma cesta. Este é muito bem aplicado para o mundo dos investimentos econômicos. Uma carteira de investimentos diferenciada garante rentabilidade maior e segurança.

Por isso, até mesmo pessoas mais conservadoras devem cogitar utilizar algumas formas de renda variável. Principalmente no atual momento em que a Taxa Selic baixa diminui a rentabilidade de várias aplicações da renda variável.

Apesar deste texto deixar claro que a renda fixa vale a pena para certas pessoas, é bom ter em mente que as aplicações em renda fixa garantem retorno mais rápido e por vezes mais lucrativo. Sendo assim, cogite ações, FIIs ou outros meios.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS