Connect with us

Sem categoria

Receita Federal alerta para golpes concernentes a irregularidade do CPF

Publicado

on

Atenção! Criminosos estão enviando mensagens fraudulentas via SMS, WhatsApp e até e-mails informando uma suposta irregularidade no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Nelas, possuem um link para o recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularizar o documento.

A abordagem acaba convencendo até mesmo quem não está irregular com a Receita Federal. Isso porque, a mensagem vem equipada com todos os itens de identificação do órgão, como o ícone, cores, bandeira do Brasil, dentre outros detalhes.

Vale ressaltar que, em alguns casos, após a vítima realizar o pagamento da falsa taxa, o sistema fraudulento solicita que o cidadão compareça em uma unidade da Receita Federal. Muitas vezes, é nessa ocasião que a pessoa percebe que foi vítima de um golpe.

Para não cair em crimes como este, procure se informar com antecedência antes de clicar em quaisquer links. A Receita Federal realiza a regularização do CPF de forma gratuita pelo site oficial.

publicidade

Além disso, o órgão informa que nas notificações oficiais enviadas não possuem links de acesso. Ao entrar no site, é necessário selecionar a opção “Meu CPF”, em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação.

Imposto de Renda 2022: Receita abre consultas ao 2º lote de restituição nesta quinta

Receita Federal terá menos burocracia na solicitação de serviços

A Receita Federal passou a permitir que os contribuintes que precisarem solicitar algum serviço ou prestar um esclarecimento junto a autarquia, podem apresentar uma cópia simples ou a digitalização dos documentos exigidos.

A regra foi implementada recentemente, por tempo indeterminado. Antes, a Receita obrigava a apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas para solicitar serviços ou prestar esclarecimentos.

Como mencionado, agora, o contribuinte pode conceder apenas cópia simples em uma unidade presencial ou enviar um documento digitalizado. No entanto, é importante lembrar que as vias originais podem ser solicitadas a qualquer momento pela Receita.

publicidade

A Instrução Normativa RFB nº 2.088, foi publicada na última segunda-feira, dia 20, pela Receita alinhada com as diretrizes do Governo Federal, que tem como objetivo aproximar a população aos órgãos públicos, facilitando o acesso aos serviços.

Caixa Tem libera dinheiro extra para os trabalhadores em junho; veja como receber

Quais são os serviços prestados pela Receita Federal?

Auditorias Fiscais;
Cidadão (CPF/CAEPF);
Certidões e Atestados;
Comunicações Eletrônicas;
Declarações e Escriturações;
Defesas e Recursos;
Interpretação da Legislação;
Isenções e Regimes especiais;
Processos Digitais;
Procurações Digitais;
Regularização de Impostos;
Restituições e Compensações.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.