Recadastramento do Auxílio Brasil causa filas em CRAS em todo o país

Um dos motivos pelos quais aumentaram as filas nos CRAS para fazer o recadastramento do Auxílio Brasil, foi o aumento temporário do valor base pago pelo benefício. Por isso que hoje, nós vamos explicar as causas das filas nos CRAS de todo o país, para fazer o recadastramento do Auxílio Brasil.

Por que fazer o recadastramento do Auxílio Brasil?

O recadastramento do Auxílio Brasil, por lei deve ser atualizado a cada 2 anos, e vai permitir ao acesso de dados e mapeamento de famílias de baixa renda no Brasil, que é implantado e atualizado pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) de prefeituras municipais.

Estas atualizações não foram realizadas nos últimos três anos, o que gerou uma sobrecarga nos sistemas de atualização dos dados. Além disso, os CRAS estão com equipamentos sucateados, e com mau uso dos dados, torna-se necessário realizar a atualização deles.

O recadastramento do Auxílio Brasil está causando filas por diversos motivos

filas em CRAS para fazer recadastramento do Auxílio Brasil – reprodução unsplash

Você Também pode gostar:

No dia 14 de julho, houve a publicação das regras da prorrogação do prazo para atualização do CadÚnico. Utilizando o aplicativo do Auxílio Brasil, é possível que as famílias constatem se há necessidade de fazer a revisão ou averiguação cadastral.

Ademais, a Revisão Cadastral deve ser realizada por famílias que atualizaram seus cadastros entre os anos de 2016 e 2017. Na Averiguação Cadastral, é para famílias em que no cruzamento dos dados houve inconsistências nas informações.

Os casos em que é mais necessário realizar o recadastramento do Auxílio Brasil é na averiguação cadastral, pois no aplicativo do Auxílio Brasil, possui a opção de fazer a atualização cadastral por confirmação.

Mas o que é isso?

É o cadastro em que o familiar responsável somente faz a confirmação dos dados existentes no aplicativo, mas se o familiar fizer as alterações, o aplicativo não deixa finalizar.

Olha o que está acontecendo muito:

Para evitar filas, as pessoas acabam somente fazendo a confirmação dos dados sem atualizar salários recebidos pelos membros da família, sem alterar a quantidade de pessoas na casa, como aquelas que saíram da casa, ou aquelas que nasceram.

Ao confirmar sem atualizar, causará inconsistências no sistema de dados, pois ele fará o cruzamento deles. E decerto, a única maneira de atualizar os dados é ir presencialmente no CRAS.

Na verdade, o recomendado é ir presencialmente nas unidades do CRAS do município, pois por enquanto ainda não tem outra solução.

Quais são os novos prazos para o recadastramento do Auxílio Brasil?

Para realizar o recadastramento do Auxílio Brasil, os prazos podem variar de acordo com a situação do beneficiário:

Se o cadastro está desatualizado: o prazo é até o final deste mês de agosto.
Se tiver que fazer a revisão cadastral: o prazo é até outubro desse ano.

Em caso de perda de datas para oficialização do recadastramento do Auxílio Brasil, a exclusão do benefício irá ocorrer a partir de julho de 2023.

Outrossim, acreditamos que se as filas continuarem, poderá haver outra prorrogação de prazos para o recadastramento do Auxílio Brasil, mas isso é apenas uma suposição.

O post Recadastramento do Auxílio Brasil causa filas em CRAS em todo o país apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.