Queda da bitcoin, saiba como reagir
Bitcoin, a famosa e primeira criptomoeda mundial, tem apresentado constante queda nos últimos dias. No pior momento do dia a moeda virtual chegou a valer aproximadamente US $30 mil a unidade, o que representa uma perda de valor de 35%. Você gostaria de saber os motivos da queda da bitcoin e como o pequeno investidor pode ser afetado com isso?
Neste caso continue a leitura. O texto a seguir irá explicar para você os motivos deste fenômeno, assim como quais devem ser os próximos passos no atual cenário.
O que levou à queda da bitcoin?
A indústria Tesla, do empresário Elon Musk, realizou um investimento de US $1,5 bilhão em bitcoins no ano passado. Por isso o mercado de criptomoedas teve um aumento de expectativas.
No entanto, recentemente o mesmo empresário revelou que não tem a expectativa de vender os carros produzidos pela Tesla utilizando bitcoins. Essa informação fez com que os investidores desconfiassem da moeda virtual e vendessem suas partes da moeda. Com isso o mercado vem apresentando a queda da bitcoin que vemos no momento atual.
Mesmo após esclarecimentos de Elon Musk o mercado ainda continua em queda. O empresário disse que não irá retirar o dinheiro que investiu na moeda e que ainda acredita no potencial. No entanto, os investidores parecem ainda não ter recebido bem essa informação.
O que o pequeno investidor deve fazer?
Quanto mais investidores venderem suas bitcoins, mais o preço da moeda vai cair. Em outras palavras, a queda da bitcoin é causada pela desconfiança dos investidores na mesma.
Muitos investidores novatos estão vendendo suas moedas virtuais neste momento. Isso porque estes estão com medo de uma perda maior de valor e de capital por consequência.
No entanto, o que vale mais a pena? Comprar ou vender? É difícil dar uma resposta precisa neste momento de estabilidade. É bom saber que devido a queda da bitcoin os preços estão mais baixos, o que é convidativo para investidores novos. Esse é um momento em que se pode comprar bitcoins a um preço barato e acessível.
E enquanto aqueles que já possuem bitcoins? Para estes é um momento de muita atenção, vale a pena acompanhar diariamente o mercado e observar se o valor irá abaixar até ficar menor do que o momento de sua compra. Para saber o seu momento de venda vale a pena consultar um especialista.
Investir em bitcoin ainda vale a pena?
Como dito anteriormente, o momento de queda da bitcoin é convidativo para novos investidores apresentando uma ótima janela de oportunidade. Porém é necessário conhecer o seu perfil de investidor.
A bitcoin representa um investimento em renda variável e por isso tem um risco maior. Ela não é recomendável para quem não quer assumir riscos no mercado financeiro e tem medo de perder seu capital.
Caso o seu perfil seja arrojado ou agressivo você pode cogitar o investimento em bitcoins ou outras moedas virtuais. Por outro lado, se for um investidor conservador pense em formas de renda fixa para o seu dinheiro.